O preço da margarina liderou a alta dos alimentos em Rio Branco, subindo 53,94% em apenas quatro meses, e impulsionou o custo da cesta básica de famílias de baixa renda, que registrou aumento de 5,81% de agosto para setembro de 2025, chegando a R$ 715,75. As informações são da Federação do Comércio de Bens, Pesquisas e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) e têm amparo em preços de 15 produtos alimentícios encontrados em supermercados locais na última segunda-feira, 1º,
O levantamento, realizado em supermercados da capital acreana, analisou produtos essenciais: feijão, carne, leite, arroz, farinha, batata, tomate, pão francês, café, banana, açúcar, óleo, biscoito, margarina e macarrão. Além da margarina, o feijão apresentou alta expressiva de 33,42% no período de junho a setembro.
Em contrapartida, a batata e o pão francês registraram quedas significativas de 83,96% e 33,36%, respectivamente, refletindo a oscilação de preços no mercado local. Entre os demais itens, a carne caiu 7,97%, enquanto o leite subiu 2,96%.
A pesquisa considerou o consumo mensal médio de famílias de até três adultos ou duas crianças, com renda de até R$ 2 mil por mês.