O Horto Florestal de Rio Branco foi o palco, a nesta sexta-feira, 19, do lançamento oficial do Festival da Macaxeira e Agronegócio – edição 2025. O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, apresentaram os detalhes da segunda edição do evento, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de outubro.
A festa, que celebra um dos alimentos mais comuns na mesa do acreano – a macaxeira (mandioca) –, busca ir além do entretenimento. Conforme o prefeito Bocalom, o objetivo é “juntar as duas coisas”: a festa e a dinamização para os produtores rurais.
“O objetivo maior é mostrar o que é possível fazer com tudo isso, mostrar como é que se produz,” afirmou o gestor, destacando a importância de as crianças e a população em geral conhecerem o processo de produção do alimento.
Foco no agronegócio e valorização local
A parceria entre a prefeitura e a Acisa é o motor do festival, que neste ano muda de local. O evento não será mais realizado na praça em frente à prefeitura, devido às obras do viaduto, conforme explicou o secretário Municipal de Agricultura, Eracides Caetano. O Horto Florestal oferece um espaço que, apesar de ser menor que a praça, permite um foco maior no agronegócio e na economia solidária.

“E aqui, todos conseguirão vender seus produtos e movimentar a economia”, explicou.
A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, ressaltou que a mudança de local visa uma festa mais reservada e muito voltada para o agronegócio, para o agricultor. A parceria, que movimenta a economia e traz alegria, terá um forte foco nos pequenos comerciantes e empreendedores locais. Em uma medida de contenção de gastos e valorização da prata da casa, o prefeito Tião Bocalom garantiu: “Não vamos ficar gastando dinheiro com cantores de fora. Será com os nossos, prestigiando os nossos artistas locais.”
O festival promoverá o fortalecimento da economia local, permitindo que agricultores exponham e vendam seus produtos e que lojas ligadas ao setor ofereçam seus artigos.

Programação e estrutura
Durante os três dias de evento, o público poderá desfrutar de:
– Shows
– Concursos
– Espaços Gastronômicos
– Oficinas sobre o cultivo de café, cacau, grãos e, claro, macaxeira.
O secretário Eracides Caetano também destacou que o festival será uma oportunidade para a Economia Solidária se recuperar dos prejuízos sofridos com a retirada de suas estruturas à beira do rio.
Já para o público que comparecer, o secretário Municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, informou que a organização está trabalhando com cerca de 30 colaboradores para atender à demanda. “Em relação ao estacionamento, a estimativa é de que o local comporte aproximadamente 50 veículos na área maior (ao lado do muro do Horto) e mais 20 veículos em outros pontos”.
Os horários do Festival da Macaxeira no Horto Florestal serão:
– Sexta-feira (03/10): das 17h (5h da tarde) à meia-noite.
– Sábado (04/10): das 14h (2h da tarde) à meia-noite.
– Domingo (05/10): das 10h da manhã às 22h (10h da noite).