Cuidar de quem cuida. É com esse espírito que a Prefeitura de Brasiléia aprovou, nesta quinta-feira, 4, uma lei que cria a Semana Municipal da Saúde Mental dos Profissionais da Educação. A iniciativa, que entra em vigor este ano, será realizada sempre na primeira semana de outubro — em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.
A Semana da Saúde Mental tem como foco os professores, gestores e demais profissionais da educação, e busca promover o bem-estar emocional, oferecer espaços de escuta e reflexão, além de facilitar o acesso a serviços de saúde mental.
Entre as ações previstas, estão palestras, oficinas, rodas de conversa, campanhas de conscientização, distribuição de materiais informativos e até mesmo a oferta de práticas integrativas, como meditação, arteterapia e outras técnicas de cuidado com a mente e o corpo.
A organização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e o apoio de universidades, instituições de ensino e profissionais voluntários da área.
Prioridade no atendimento psicológico
Um dos pontos de destaque da nova legislação é a garantia de prioridade no atendimento psicológico e psiquiátrico para os profissionais da educação que precisarem de acompanhamento. A prioridade dependerá da disponibilidade desses serviços na rede pública municipal, mas representa um avanço importante no reconhecimento do impacto da saúde mental na qualidade do trabalho educacional.