Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Professores de Brasiléia terão Semana dedicada à Saúde Mental em outubro

Professores de Brasiléia terão Semana dedicada à Saúde Mental em outubro

Foto: Freepik

Cuidar de quem cuida. É com esse espírito que a Prefeitura de Brasiléia aprovou, nesta quinta-feira, 4, uma lei que cria a Semana Municipal da Saúde Mental dos Profissionais da Educação. A iniciativa, que entra em vigor este ano, será realizada sempre na primeira semana de outubro — em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.

A Semana da Saúde Mental tem como foco os professores, gestores e demais profissionais da educação, e busca promover o bem-estar emocional, oferecer espaços de escuta e reflexão, além de facilitar o acesso a serviços de saúde mental.

Entre as ações previstas, estão palestras, oficinas, rodas de conversa, campanhas de conscientização, distribuição de materiais informativos e até mesmo a oferta de práticas integrativas, como meditação, arteterapia e outras técnicas de cuidado com a mente e o corpo.

A organização ficará a cargo da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde e o apoio de universidades, instituições de ensino e profissionais voluntários da área.

Prioridade no atendimento psicológico

Um dos pontos de destaque da nova legislação é a garantia de prioridade no atendimento psicológico e psiquiátrico para os profissionais da educação que precisarem de acompanhamento. A prioridade dependerá da disponibilidade desses serviços na rede pública municipal, mas representa um avanço importante no reconhecimento do impacto da saúde mental na qualidade do trabalho educacional.

 

Sair da versão mobile