Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Queimadas aumentam mais de 500% no Acre em um dia; qualidade do ar é moderada

Queimadas aumentam mais de 500% no Acre em um dia; qualidade do ar é moderada

Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Depois de um período de calmaria, o Acre voltou a acender o alerta ambiental. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 121 focos de incêndio nas últimas 24 horas, um salto expressivo comparado aos dias anteriores: nenhum foco foi verificado no sábado, 20, e apenas 17 na sexta-feira, 19.

A variação representa um aumento de 536,84% em apenas dois dias. Apesar disso, o acumulado do ano ainda mostra uma melhora significativa em relação ao mesmo período do ano passado. De 1º de janeiro a 21 de setembro de 2025, o Acre contabilizou 1.306 focos de incêndio, número 77% menor que o registrado em 2024, quando 5.818 focos haviam sido detectados no mesmo intervalo.

No entanto, o aumento abrupto do fim de semana já impacta a qualidade do ar. Nesta segunda-feira, 22, de acordo com a plataforma internacional IQAir, Rio Branco apresentou índice moderado de poluição, com concentração de 14,1µg/m³ de PM2,5 — 2,8 vezes acima do limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, a capital acreana apareceu como a terceira capital mais poluída do Brasil no início da manhã.

A situação é ainda mais crítica no interior. No município de Assis Brasil, o índice de partículas finas no ar atingiu 30,6µg/m³, o que representa um valor 6,1 vezes superior à referência segura da OMS para exposição humana.

 

Sair da versão mobile