O Rio Acre apresentou uma elevação significativa em Rio Branco nas últimas 24 horas. De acordo com boletins oficiais da Defesa Civil Municipal, divulgados pelo coordenador Cláudio Falcão, o manancial passou de 1,81m, registrado às 5h13 da manhã de terça-feira, 23, para 2,60 metros no mesmo horário desta quarta-feira, 24.
A variação de 79 centímetros chama a atenção principalmente pela falta de registro de chuvas no período — a Defesa Civil informou precipitação zero nas últimas 24 horas.
O pesquisador climático Davi Friale já havia alertado para a subida repentina, ainda nesta segunda-feira, 22. De acordo com ele, haverá ainda mais subidas para a semana, já que há a previsão de mais chuvas para esta semana.
Ainda no último dia 6 de agosto, o governo do Acre publicou o decreto nº 11.733, publicado no Diário Oficial do Estado em edição extra. A validade é de 180 dias, a contar a partir da data de publicação.
A medida é uma resposta ao agravamento das condições climáticas provocado pelo fenômeno El Niño, que reduziu drasticamente o volume de chuvas entre 2023 e 2024. Em 2025, o cenário se manteve crítico, com o primeiro semestre registrando precipitações abaixo do esperado. O período entre maio e novembro é naturalmente seco, mas neste ano os efeitos são mais intensos: rios em níveis alarmantemente baixos, umidade relativa do ar em queda e ventos fortes em várias regiões.