Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco registra aumento de 90% nos casos de Covid-19 e prefeitura divulga nota de alerta

Rio Branco registra aumento de 90% nos casos de Covid-19 e prefeitura divulga nota de alerta

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A covid-19 volta a preocupar Rio Branco. Em apenas uma semana, os casos confirmados da doença aumentaram 90%, passando de 10 para 19 registros entre os dias 24 e 30 de agosto — período correspondente à semana epidemiológica 35. Diante do crescimento expressivo e da maior incidência entre idosos, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu uma nota de alerta e reforçou a estrutura da rede pública, com orientações claras sobre prevenção e quando buscar atendimento nas UBSs e UPAs da capital.

Desde o início de 2025 até a 35ª semana epidemiológica, Rio Branco já contabiliza 1.855 casos confirmados de covid-19, com 255 casos suspeitos somente na última semana. Os dados ainda reforçam a necessidade de uma retomada de cuidados por parte da população, especialmente porque a maior parte dos infectados está concentrada em faixas etárias economicamente ativas.

O grupo com maior número de casos confirmados é o de pessoas entre 40 e 49 anos, com 375 registros, seguido por adultos de 30 a 39 anos, com 349 casos. No entanto, o crescimento recente atinge principalmente os idosos, um dos grupos de maior risco para complicações da doença.

Atenção redobrada e reforço da rede

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou que a rede de atenção básica está pronta para responder ao aumento da demanda, mas reforçou a necessidade de prevenção por parte da população.

“A atenção deve ser redobrada. A vacinação em dia e cuidados diários, como uso de máscara e higienização das mãos, são fundamentais para proteger principalmente os mais vulneráveis. Estamos reforçando a rede com pessoal e estrutura para garantir atendimento adequado”, afirmou Biths.

A Prefeitura reforçou que a população deve ir aos postos de saúde para os casos leves e para testagem gratuita; casos moderados ou graves devem ser encaminhados diretamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O prefeito Tião Bocalom destacou o compromisso da gestão com a saúde da população: “Estamos atentos ao crescimento dos casos de covid-19 em Rio Branco e atuando de forma responsável para garantir atendimento de qualidade à nossa população. Reforçamos as equipes de saúde, fortalecemos nossas unidades e seguimos orientando a população sobre prevenção. A pandemia nos ensinou muito e, com união, vamos continuar protegendo a vida dos rio-branquenses”.

Sair da versão mobile