Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Studio de Artes Balancé leva Moana e Castelo Rá Tim Bum para o palco e celebra a força da cultura na infância

Studio de Artes Balancé leva Moana e Castelo Rá Tim Bum para o palco e celebra a força da cultura na infância

Foto: Cedida

O Studio de Artes Balancé escolheu Moana e o clássico programa infanto-juvenil Castelo Rá Tim Bum como inspiração para os espetáculos deste ano.

O espetáculo infantil Moana acontecerá nos dias 11 e 12 de outubro, no Cine Teatro Recreio, às 19h. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) e podem ser adquiridos através do contato (68) 98409 – 8715.

Já o Musical Castelo Rá Tim Bum está previsto para dezembro. 

Segundo Pablo Moreira, coordenador geral do Studio de Artes Balancé, a escolha de Moana se deu por ela ser uma princesa em que a sua história dialoga com a realidade de crianças e famílias nortistas. 

“Escolhemos Moana porque ela é uma princesa diferente das tradicionais, com tom de pele, cabelo e vivência que dialogam diretamente com as crianças e famílias do Norte. Sua jornada na tribo, enfrentando hierarquias e saindo da zona de conforto para vencer, mesmo quando todos diziam o contrário, é um exemplo palpável de coragem e superação. Isso permite que pessoas de todas as idades se reconheçam em sua trajetória”, explica.  

Já o Castelo Rá Tim Bum foi escolhido para encerrar o ano por ser um ícone cultural que une gerações, despertando nostalgia nos adultos e curiosidade nas crianças.

Apesar do produto ser as apresentações, o processo de preparo é o ponto central de um espetáculo. Para se apresentarem, os bailarinos e bailarinas do Studio Balancé vão além de aprender as coreografias, eles mergulham nos personagens e seu significado.  

“O processo tem sido uma verdadeira imersão. As crianças não aprendem apenas os passos de dança. Eles mergulham no significado dos personagens e nas mensagens que eles carregam. Muitas se enxergam em Moana, e isso dá ainda mais verdade às interpretações. É emocionante ver como cada ensaio se transforma em um espaço de descobertas, superação, disciplina e fortalecimento da identidade cultural, sem colocar a criança num lugar subestimado. Cada criança é capaz de muito mais, basta oferecer a confiança e a oportunidade de mostrar do que ela é capaz”, conta Pablo. 

Montar um espetáculo exige planejamento. No caso de Moana, o desafio é equilibrar o universo lúdico da animação com a realidade de palco, garantindo cenários, figurinos e uma logística que envolve mais de 70 participantes. Para isso, o Studio conta com direção de Pablo Moreira, Marselle Lima e Haffif Assem, direção artística de Jaqueline Rodrigues e apoio de uma ampla equipe de professores, parceiros, costureiras e as famílias.

“Deixo aqui um convite especial para você, caro leitor, viaje conosco pelos mares da imaginação ao prestigiar o Espetáculo Infantil Moana, nos dias 11 e 12 de outubro, no Cine Teatro Recreio”, finaliza. 

 Confira:

Studio de Artes Balancé leva Moana e Castelo Rá Tim Bum para o palco e celebra a força da cultura na infância
Foto: Divulgação
Sair da versão mobile