Vem muita chuva por aí! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas simultâneos para o estado do Acre nesta terça-feira, 23, com validade até a manhã de quarta-feira, 24. Em parte dos municípios, o nível de severidade é Perigo, com previsão de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h. Em outras regiões, o alerta é de Perigo Potencial, indicando a possibilidade de tempestades com granizo, mas com risco mais moderado. Todos os municípios acreanos estão sob algum tipo de atenção meteorológica.
Segundo os avisos do INMET, 11 municípios — entre eles Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá e Sena Madureira — estão sob alerta laranja (Perigo), devido à previsão de chuvas entre 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos fortes de 60 a 100 km/h. Há risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Já nas demais cidades, como Rio Branco, Brasiléia, Assis Brasil e Xapuri, o alerta é amarelo (Perigo Potencial), com possibilidade de chuvas moderadas, ventos de até 60 km/h e queda de granizo, mas com menor risco de danos severos.
Em ambos os casos, a orientação é a mesma: evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de energia ou placas de propaganda, e desligue aparelhos eletrônicos em caso de tempestade. Em situações de emergência, os contatos são a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Municípios com alerta de Perigo (chuvas intensas):
Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.
Municípios com alerta de Perigo Potencial (tempestades):
Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard, Xapuri, além de alguns que também constam no alerta anterior.