“Agora, com a caixa[d’água], vai melhorar mil vezes, vai ser difícil ficar sem água”, disse Dayane Bessa, moradora do bairro Ayrton Senna, em entrevista. Assim como ela, mais de 200 famílias foram beneficiadas com caixas d’água e boias. Todas compradas com o recurso de penas pecuniárias, doado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) ao Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
A Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma) repassou cerca de R$ 100 mil para o projeto “Água para Todos”, da prefeitura de Rio Branco, que distribuiu reservatórios de mil litros a pessoas de baixa renda, cadastradas no programa Bolsa Família.
Até o momento, a ação atendeu os bairros da Baixada da Sobral, como Ayrton Senna, Boa União e João Eduardo. A expectativa, porém, é alcançar também outras regionais da capital acreana, promovendo o acesso à água potável, evitando o desperdício e incentivando a conservação de recursos hídricos.
Na manhã desta segunda-feira, 22, o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, realizou uma visita institucional ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), coordenado pela juíza Andréa Brito. Na ocasião, ele concedeu uma placa de agradecimento à magistrada pelos valores destinados ao projeto “Água para Todos”.
Promoção de justiça
A coordenadora do GMF e juíza titular da Vepma, Andréa Brito, considera que o Poder Judiciário exerce um papel fundamental na promoção de práticas mais justas e humanizadas. Segundo ela, a atuação da Justiça acreana fica atestada nos incentivos dados às ações sociais.
Somente este ano, foram entregues mais de meio milhão em recursos para execução de 23 projetos sociais. As iniciativas buscam transformar a sociedade acreana por meio da educação, da profissionalização e da oferta de serviços essenciais, como o acesso à água, um direito humano fundamental.
Fonte: Agência TJAC