Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tribunal de Justiça quer plantar 15 mil árvores em todos os municípios do Acre até 2030

Tribunal de Justiça quer plantar 15 mil árvores em todos os municípios do Acre até 2030

Foto: Marcelo Camargo

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (Cosus), se prepara para um novo momento em suas ações de sustentabilidade: o lançamento oficial do projeto “Plantando o Futuro”, que acontece na próxima quinta-feira, 4 de setembro, véspera do Dia da Amazônia. A iniciativa tem como meta implementar, até 2030, o plantio progressivo e sustentável de 15 mil mudas de árvores em todos os 22 municípios acreanos.

A cerimônia de abertura será realizada em frente à sede do TJAC, na Alameda Des. Jorge Araken, com o plantio simbólico de árvores ipê. E ainda neste primeiro ano, está previsto o cultivo inicial de três mil mudas, número que deverá crescer gradativamente nos anos seguintes, conforme a expansão da capacidade logística e técnica da Coordenadoria de Sustentabilidade.

O projeto vai além do reflorestamento, busca promover a conscientização ambiental, envolvendo servidoras, servidores, magistradas, magistrados e parceiros institucionais em ações de educação e mobilização pela preservação.

A estratégia inclui o mapeamento de áreas em instituições públicas e espaços coletivos, priorizando o plantio de espécies nativas do bioma amazônico, como ipês, açaizeiros, seringueiras e árvores frutíferas, com alto potencial de sequestro de carbono.

As atividades serão realizadas em parceria com viveiros estaduais e municipais, respeitando o período das chuvas para garantir o sucesso das mudas. Além disso, o TJAC já articula cooperação com o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Justiça Federal, Justiça Eleitoral e diversas outras instituições, fortalecendo a rede de apoio ao projeto.

Em agosto, o compromisso do TJAC com a sustentabilidade foi reforçado com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica n.º 49/2025 junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A parceria prevê ações como a arborização das comarcas com espécies nativas da Amazônia. Todas essas medidas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJAC e às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que orientam a política de sustentabilidade no Judiciário.

Muito além de plantar árvores, o Plantando o Futuro simboliza o compromisso do Judiciário acreano com um futuro mais sustentável, contribuindo para a redução da emissão de gases poluentes e reafirmando a responsabilidade da Justiça com as próximas gerações.

Fonte: TJAC

Sair da versão mobile