A Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou na manhã desta quarta-feira, 3, a Operação Desmonte, voltada ao enfrentamento de lideranças de facções criminosas que atuam em Rio Branco. A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), teve como foco integrantes do Bonde dos 13 e do Comando Vermelho.
Durante o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão expedidos para diferentes regiões da capital, um suspeito foi preso em flagrante por porte de arma de fogo e munições de uso permitido. Também foram apreendidos R$ 7 mil em espécie, cuja origem, segundo a polícia, está relacionada a atividades ilícitas, principalmente o tráfico de drogas.
De acordo com o delegado Gustavo Neves, titular da Draco, a maioria dos investigados já possui antecedentes criminais – alguns com condenações judiciais e monitoramento por tornozeleira eletrônica. “A grande maioria dos alvos já tem ligação direta com o crime. Vários já foram condenados e estavam sendo monitorados eletronicamente”, afirmou.
A operação, segundo ele, reforça o compromisso das forças de segurança em desarticular estruturas ligadas ao crime organizado. “Estamos avançando na identificação e prisão de lideranças que insistem em desafiar o Estado”, disse Neves.