Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia Civil e Iapen desarticulam esquema de entrada de drogas na FOC; mais de 100 kg de maconha são apreendidos

Polícia Civil e Iapen desarticulam esquema de entrada de drogas na FOC; mais de 100 kg de maconha são apreendidos

Foto: assessoria

A manhã desta quinta-feira, 24, foi marcada pela deflagração da Operação Sentinela, que resultou na prisão de duas pessoas e na apreensão de mais de 100kg de maconha, além de celulares e cartões de memória dentro do sistema penitenciário acreano. A ofensiva foi conduzida em conjunto pela Polícia Civil do Acre (PCAC) e pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A ação começou por volta das 7 horas, com cumprimento simultâneo de mandados em Rio Branco, Bujari e na unidade Francisco de Oliveira Conde (FOC), considerada a maior do estado. Um dos alvos foi localizado já detido dentro do presídio, enquanto o segundo foi preso em endereço externo.

No total, as equipes cumpriram dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, mobilizando cerca de 50 agentes, entre policiais civis e penais. Durante as revistas realizadas em diferentes pavilhões da FOC, foram localizados celulares, entorpecentes e cartões de memória, que agora passam por análise.

Segundo a investigação, iniciada em julho, os presos tinham ligação direta com o esquema de envio de drogas e aparelhos eletrônicos para dentro da unidade prisional.

A operação foi coordenada pelos delegados Saulo Macedo (Denarc) e Pedro Buzolin (Deic), além do diretor-presidente do Iapen, Marcos Frank, em uma ação integrada contra o crime organizado.

“Essa operação é um passo importante na nossa estratégia de enfrentamento ao crime organizado que atua dentro dos presídios. Vamos continuar firmes nesse trabalho”, destacou o delegado Saulo Macedo.

As autoridades reforçaram que a Operação Sentinela continuará em andamento e novas etapas não estão descartadas, a depender do avanço das investigações.

Sair da versão mobile