As segundas e quintas-feiras foram os dias mais perigosos de agosto de 2025, segundo informações divulgadas pelo Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do Ministério Público do Acre (MPAC). Segundo a publicação, das 18 vítimas de mortes violentas intencional, 5 foram assassinadas no primeiro dia útil da semana, enquanto outras 4, no quarto dia útil.
O estudo também avaliou os horários mais perigosos: as noites concentram os maiores números de homícídios, com 7 ocorrências; em seguida, vêm as madrugadas, com 6; as tardes, com 3; e as manhãs, com 2.
O levantamento também avalia os instrumentos utilizados e, conforme o MPAC, a maior parte dos assassinatos (12) foi cometida por arma de fogo; seguida de 5 ocorrências com armas brancas e, 1, classificada como “outros”.
O MPAC também reiterou a motivação: 10 foram por conflitos entre facções/drogas; feminícidios, crimes passionais e casos a apurar contam com dois casos, cada; motivos fúteis e intervenções policiais somam, cada, uma ocorrência.
Por fim, o estudo aponta que 16 das 18 vítimas eram do sexo masculino; além disso, uma das vítimas era branca; três, pretas; e 14, pardas.