O vereador André Kamai (PT) declarou, durante sessão realizada nesta terça-feira, 2, na Câmara de Rio Branco, que o julgamento de Jair Bolsonaro (PL) representa um marco na consolidação das instituições democráticas brasileiras. O ex-presidente da República é acusado de atentado violento ao Estado democrático de direito e mais quatro crimes.
Segundo Kamai, o processo judicial em curso demonstra que “a democracia brasileira está cumprindo seu rito”. Para ele, o funcionamento regular das instituições, especialmente do Poder Judiciário, é prova de que o país não admite retrocessos. “A democracia não admite a possibilidade de que alguém a golpeie”, afirmou no plenário.
O parlamentar destacou ainda que o julgamento ocorre dentro dos parâmetros legais, com respeito ao devido processo. “Está sendo julgado dentro dos termos da democracia, com a garantia da ampla defesa, do contraditório, de um juiz, de advogado, de tudo que é necessário para que as coisas aconteçam da forma correta”, disse.
Kamai também criticou duramente a conduta do ex-presidente, acusando-o de ter “escolhido subverter a democracia” e de ter permitido que “pessoas morressem por falta de vacina”. Para o vereador, é essencial que o julgamento avance com celeridade e que a Justiça seja feita. “Estou torcendo para que o julgamento seja rápido e faça justiça ao povo brasileiro, condenando o ex-presidente que tentou dar um golpe na democracia brasileira junto àqueles que estavam ao seu lado”, concluiu.
Além da imprensa nacional e internacional, o julgamento de Bolsonaro é acompanhado de perto por juristas, parlamentares e entidades da sociedade civil, que veem no processo um teste decisivo para a resiliência democrática do país.