Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre ocupa 23ª posição em sustentabilidade social no Brasil

Acre ocupa 23ª posição em sustentabilidade social no Brasil

Foto: Iryá Rodrigues

O Acre aparece na 23ª posição em sustentabilidade social entre os 27 estados brasileiros, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado nesta quinta-feira, 11, pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). O indicador avalia a capacidade dos governos estaduais de reduzir vulnerabilidades e ampliar o acesso a direitos fundamentais, como saúde, moradia, saneamento e condições de trabalho decente.

Embora o desempenho coloque o Acre na parte de baixo da lista, o estado está à frente do Amazonas (20º), Roraima (25º), Pará (24º) e Amapá (26º). Entre os vizinhos da Região Norte, Rondônia (12º) e Tocantins (14º) despontam com os melhores resultados.

Com peso de 11,7% na composição do ranking geral — o segundo maior entre todos os pilares —, a sustentabilidade social é considerada estratégica porque revela o quanto os estados conseguem oferecer qualidade de vida à população, especialmente aos grupos mais vulneráveis. O estudo, realizado pela Tendências Consultoria, aponta que avanços nessa área dependem de políticas consistentes em saúde pública, redução da pobreza e acesso a saneamento básico.

Sair da versão mobile