Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre realiza primeira eleição de juízes de paz; candidata destaca paixão pelos casamentos

Acre realiza primeira eleição de juízes de paz; candidata destaca paixão pelos casamentos

Foto: Assessoria/TJAC

O Acre se prepara para sua primeira eleição de juízes de paz, marcada para o dia 30 de novembro, das 8h às 17h, em todos os 22 municípios. Os eleitos terão mandato de quatro anos e poderão celebrar casamentos, verificar processos de habilitação, atuar em funções conciliatórias e desempenhar outras atividades civis, sem caráter jurisdicional. A iniciativa tem base legal no Inciso II do Artigo 98 da Constituição Federal e representa um marco na participação da sociedade na escolha desses profissionais.

Entre os candidatos, está Jane Vasconcelos, jornalista que já atua há anos celebrando casamentos em sua vida pessoal. “A celebração de casamentos já faz parte da minha vida há muitos anos. No casamento da minha irmã mais nova, participei e foi muito emocionante. A mesma palavra que ministrei no casamento dela foi a mesma que foi dita no casamento do avô do noivo. Foi lindo saber que as gerações estão unidas pelo matrimônio”, relembra Jane.

Acre realiza primeira eleição de juízes de paz; candidata destaca paixão pelos casamentos
Jane Vasconcelos é uma das candidatas. Foto: arquivo pessoal

Ela acrescenta que sua trajetória pessoal e profissional a preparou para o cargo: “Me tornar juíza de paz foi uma construção. Uma amiga viu um outdoor anunciando a eleição e disse: ‘Jane, é a tua cara’. Minha filha também falou: ‘Mãe, tem tudo a ver com você’. Estou participando desta campanha com muita honra e alegria, para contribuir com a nossa sociedade”.

Ao todo, serão 25 vagas distribuídas entre os 22 municípios, permitindo que a população escolha diretamente os profissionais que desempenharão um papel importante na vida civil da comunidade, consolidando o trabalho dos juízes de paz como figuras centrais na celebração de uniões e na promoção da paz social.

 

Sair da versão mobile