Uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira, 26, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sairia derrotado em todas as simulações de segundo turno no Acre. Foram testados cenários contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O estado representa 0,39% do eleitorado brasileiro, mas os números reforçam a força da direita na região.
A Paraná Pesquisas ouviu 1.505 eleitores em 18 municípios do Acre, de 19 a 23 de setembro de 2025. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com grau de confiança de 95%.
No primeiro turno, Lula aparece atrás quando os confrontos incluem Jair ou Michelle Bolsonaro. Nos cenários com Flávio Bolsonaro e Tarcísio de Freitas, os resultados apontam empate técnico, dentro da margem de erro de 2,6 pontos percentuais. A única situação em que o petista aparece numericamente à frente é contra Tarcísio, mas sem diferença significativa para garantir vantagem.
Além da família Bolsonaro e de Tarcísio, o levantamento incluiu outros nomes: Ciro Gomes (PDT), Ronaldo Caiado (União Brasil), Ratinho Junior (PSD), Helder Barbalho (MDB) e Renan Santos, que se apresenta como pré-candidato pelo partido Missão. A legenda, no entanto, ainda está em processo de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e precisa se formalizar até seis meses antes das eleições de 2026 para lançar candidatos.
Nos cenários simulados:
– Jair Bolsonaro lidera com 50,8%, contra 25,6% de Lula.
– Michelle Bolsonaro aparece com 42,8%, enquanto Lula soma 25,9%.
– Flávio Bolsonaro marca 31,8% contra 26,6% do presidente.
– Tarcísio de Freitas empata tecnicamente: 26,7% contra 26% de Lula.
Cenários de 2º turno
O desempenho de Lula é ainda pior quando projetado em um segundo turno. Ele perderia para todos os adversários testados:
– Jair Bolsonaro: 59,3% x 28,4%
– Michelle Bolsonaro: 58,8% x 29,2%
– Flávio Bolsonaro: 52,6% x 30,7%
– Tarcísio de Freitas: 52,8% x 30%
O pior cenário para o petista é contra Jair Bolsonaro, com uma diferença de 30,9 pontos percentuais. Avaliação do governo Lula A pesquisa também avaliou a percepção dos acreanos sobre a gestão federal. O levantamento aponta que 61,7% desaprovam o governo Lula, enquanto 34,9% aprovam.
Outros 3,5% não souberam responder. Entre os entrevistados, 47,1% classificaram a gestão como “péssima” e 7,2% como “ruim”. Já 15,5% consideraram “boa” e 10,5% “ótima”. Outros 17,8% avaliaram como “regular”.
Fonte: Gazeta do Povo