O deputado federal Roberto Duarte respondeu, ainda nesta terça-feira, 16, em Brasília, às críticas feitas pelo ex-senador e ex-governador Jorge Viana (PT) sobre a estagnação econômica do Acre. Na ocasião, Viana trocou farpas e fez críticas à atual gestão governamental.
No plenário da Câmara Federal, Duarte foi direto e contundente. “Acabo de assistir uma entrevista do Sr. Jorge Viana, que calado é um poeta, criticando a bancada federal do Estado do Acre. Esse cidadão só levou o Acre à miséria com a sua malfadada florestania”, afirmou.
O parlamentar também comentou a responsabilidade atribuída à gestão federal e criticou a saída de moradores do estado. “Fala que mais de 40 mil outros anos foram embora do Acre, mas não dizem com o quê. A culpa é da Marina Silva, a culpa é do Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, atual descondenado do Brasil, que travou a nossa economia, falando sempre na preservação e sempre esquecendo dos povos que vivem aí, principalmente os nossos guerreiros da agricultura familiar, nossos pecuaristas, nossos agricultores, que tanto precisam de uma política para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.
Duarte afirmou ainda que é preciso resgatar a força política do Acre. “Estamos agora tentando resgatar o nosso Acre, mas precisamos mudar também a legislação aqui em Brasília, e nós já fizemos propostas nesse sentido e estamos lutando por isso”, declarou, encerrando sua intervenção com ironia: “Então senhor Jorge Viana, o senhor calado é um poeta”.
O contexto da polêmica surgiu após Jorge Viana criticar a estagnação econômica e a falta de investimentos estruturantes no estado, lembrando que o Acre perdeu protagonismo apesar do crescimento das exportações de 20 milhões para 87 milhões de dólares entre sua gestão e 2024.
O governador Gladson Camelí (PP) também respondeu às declarações, destacando obras de infraestrutura, unidades habitacionais, novas maternidades e pavimentação de ramais: “Se ele não anda no Estado, eu não posso fazer nada. Ele tem que parar de viajar e vir para o Acre para realmente ver o que fizemos”, disse.
Assista:
Ver essa foto no Instagram