A Prefeitura de Rio Branco anunciou nesta quarta-feira, 3, a convocação de 94 novos profissionais da área da saúde aprovados no concurso público realizado em 2024. O objetivo é fortalecer o atendimento nas unidades básicas de saúde da capital acreana e reduzir a sobrecarga das equipes atuais.
Segundo o prefeito Tião Bocalom, a convocação contempla 86 vagas de ampla concorrência e 8 destinadas a pessoas com deficiência. Os novos servidores vão atuar em áreas estratégicas, ampliando o alcance da atenção básica e garantindo mais qualidade no serviço prestado à população.
Cargos convocados
Entre os convocados estão:
– 22 auxiliares de farmácia
– 10 auxiliares de saúde bucal
– 13 técnicos de laboratório
– 11 técnicos de enfermagem (8 para 30h e 3 para 40h)
– 8 farmacêuticos
– 6 médicos clínicos gerais
– 6 médicos de família
– 2 ginecologistas
– 2 obstetras
– 2 estomaterapeutas
– 2 psicólogos especialistas em neuropsicologia
– 1 cirurgião-dentista
– 1 terapeuta ocupacional
Além disso, entre os convocados por cotas de pessoas com deficiência (PcD), estão:
– 3 auxiliares de farmácia
– 1 auxiliar de saúde bucal
– 1 técnico de enfermagem (30h)
– 1 técnico de laboratório
– 1 enfermeiro (40h)
– 1 médico clínico geral
Fortalecimento da atenção básica
De acordo com o secretário municipal de Saúde, *Rennan Biths*, os novos profissionais reforçarão os atendimentos em mais de 40 unidades que já foram reformadas e reequipadas na atual gestão.
“A partir dessa contratação, vamos estar fortalecendo o atendimento nas nossas unidades e também ampliando os serviços. A saúde é prioridade da gestão e isso se concretiza com investimentos em estrutura e, principalmente, em recursos humanos”, destacou Biths.
Ele também ressaltou que 15 dos convocados são médicos, entre clínicos gerais e especialistas da saúde da família, incluindo duas ginecologistas que atuarão no Ambulatório Materno Infantil do Barral y Barral.
Contratos provisórios estão sendo substituídos
Durante o anúncio, o prefeito Tião Bocalom frisou que esses novos profissionais substituirão trabalhadores que atuavam com contratos provisórios, oferecendo maior estabilidade e continuidade nos serviços públicos.
“Ter servidores efetivos significa constância no atendimento. A doença não escolhe hora para aparecer. Com equipes completas e estáveis, conseguimos garantir um atendimento digno à população”, disse o prefeito.
Próximos passos
Segundo a gestão municipal, o decreto de convocação será publicado nesta quinta-feira, 4. Os convocados terão 30 dias para apresentar a documentação necessária e tomar posse.
“Se tudo correr bem, em 30 dias vamos fazer uma grande festa de posse. Esses profissionais estarão prontos para atuar imediatamente nas nossas unidades”, afirmou Rennan Biths.
O prefeito também comemorou os avanços na área e reforçou que a atenção básica tem sido fortalecida de forma contínua.
> “A saúde básica funciona bem e evita que os hospitais fiquem sobrecarregados. Quando a prevenção é feita corretamente, a gente evita internações e tratamentos mais caros”, concluiu Bocalom.