O prefeito de Acrelândia Olavinho Boiadeiro, do Republicanos, exonerou nesta terça-feira, 30, o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Huruey Lima dos Reis, após denúncias de assédio moral feitas por servidoras da pasta. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, que também oficializou a nomeação do professor Vilson dos Santos como novo titular da secretaria.
O afastamento ocorre depois de recomendação do Ministério Público do Acre (MPAC), que no último dia 17 havia concedido prazo de cinco dias para que o prefeito promovesse a substituição. Quatro funcionárias relataram episódios de humilhação, perseguições e ameaças que, segundo elas, comprometeram a saúde física e emocional.
O MPAC instaurou um inquérito civil para apurar não apenas os relatos de condutas abusivas, mas também a possível prática do crime de concussão, diante da suspeita de que o então gestor teria exigido serviços em benefício próprio. O órgão determinou a oitiva de vítimas e testemunhas, além de requisitar documentos e acionar a polícia para dar continuidade às investigações.
Huruey negou as acusações, classificando-as como “caluniosas e difamatórias”.
O MPAC, por sua vez, acompanha o caso e solicitou ainda a abertura de procedimento administrativo disciplinar, além do atendimento das vítimas pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV).