Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Contaminação química

Melhor propaganda pró saúde!! Lamentável que haja custado diversas vidas e muita dor. O AA agradece. Já vimos tanta fábrica de bebida falsificada sendo fechada, sempre temos notícia porque sinceramente não fico surpresa. O que me surpreende é terem tratado até hoje como casos isolados.
Mesmo quem não vai parar no hospital ou morre está bebendo deus-sabe-o-que faz tempo.
Sobre os casos atuais das bebidas contaminadas por metanol já ficou claro que não se trata de adulteração, mas de falsificação.

Ou seja, não foi um pequeno grupo de manés que pegou umas garrafas de bebidas vazias e colocou outro produto lá dentro, incluindo metanol.

Essa contaminação envolve fábrica! Vi um químico explicando que é normal no processo de destilação de bebidas a formação de metanol. Mas esse metanol é totalmente retirado em uma das primeiras etapas do processo de destilação.

Ou seja, alguma fábrica clandestina de falsificação de bebidas errou no processo de destilação. E como não deve ter lá profissionais para fiscalizar isso, bebidas com metanol caíram no mercado.

Com a divulgação das mortes, soubemos que o problema é muito maior! De acordo com um estudo da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo mais de 1/3 das bebidas destiladas comercializadas no estado são falsificadas.

Ou seja, não é um trem de fundo de quintal, são várias fábricas com produção em larga escala de bebida falsificada. Por isso a desconfiança desse rolo ter alguma ligação com o PCC ou algum outro grupo grande de crime organizado.

Porque tem muito dinheiro envolvido e toda uma logística. Gente, 36% das bebidas serem falsificadas é muita coisa!

Contaminação química Contaminação química

Contaminação química

Sair da versão mobile