A acreana Raiara Mendes Barros, sobrinha de Chico Mendes, ficou entre os 18 finalistas

O Prêmio Chico Vive, idealizado pelo Estúdio Escarlate para celebrar os 80 anos do ambientalista Chico Mendes e impulsionar novas lideranças, realizou sua cerimônia de premiação na noite do último dia 23 de outubro, em São Paulo. O evento reuniu a família de Chico Mendes, artistas e dezoito jovens ambientalistas de destaque no país, finalistas do certame. A premiação contou com a presença emocionada da viúva de Chico Mendes, Ilzamar Mendes, e de seus filhos, Sandino Mendes e Elenira Mendes.
Um dos grandes destaques da noite foi a participação de Raiara Mendes Barros, sobrinha de Chico Mendes, que esteve entre os 18 finalistas do prêmio. Raiara, de 21 anos, concorreu na categoria Amazônia com o projeto “Filhos da Resistência”, que visa fortalecer a identidade e o protagonismo das juventudes da floresta. Ela é filha de Raimundão, Raimundo Mendes de Barros, seringueiro, primo e braço direito de Chico Mendes, que lutou pela preservação da Amazônia e pelos direitos dos seringueiros na década de 1980. Atualmente, ele continua a defender a floresta, sendo um líder na Reserva Extrativista Chico Mendes.
A cerimônia de gala, que teve ares de Emmy, foi apresentada pela jornalista Aline Midlej (Globo News) e pelo ator Bruno Gagliasso, produtor associado da plataforma Chico Vive. O evento foi prestigiado por outras celebridades engajadas na causa, como Giovanna Ewbank, a acreana Gleici Damasceno, Preta Rara, Arieta Corrêa e Jonathan Ferr, que celebraram as novas vozes da sustentabilidade.
Jovens vencedores
A competição, que recebeu mais de 500 iniciativas de defesa de direitos humanos e ambientais em todo o país, elegeu sete jovens líderes que representam os biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica e Pantanal. Seis vencedores, escolhidos por um júri especializado, receberam R$ 50 mil cada, como incentivo a seus projetos. O sétimo premiado foi eleito por voto popular, com mais de oito mil participantes.
Os vencedores foram: Darlon Neres (Amazônia), com o projeto Guardião do Bem Viver; Anne Caroline Verdeiro Mendes (Caatinga), com o Biocaa; Joanata Vieira Barbosa (Cerrado), com o Meninos do Katendê; Pamela Mércia (Mata Atlântica), com o Todos Juntos Ninguém Sozinho; Renata Silva Padilha (Pampa), com o Eco pelo Clima; Juvelino Amado Albuquerque (Pantanal), com o Semeadores do Bem-viver; e Joaquim Soares Bio Neto (Voto Popular).
Sustentabilidade no palco
Em sintonia com a causa, o cenário do palco do Prêmio Chico Vive foi concebido com um forte DNA acreano e amazônico. O palco, projetado por Andrey Hermuche, incorporou estruturas de bambu e, de forma notável, contou com lâminas de borracha nativa da floresta Amazônica, fornecidas pela designer Flávia Amadeu.
O Prêmio Chico Vive reafirma, assim, a importância de trazer a temática ambiental para o cotidiano, honrando o legado de Chico Mendes e destacando a atuação de uma nova geração engajada na construção de um futuro mais sustentável no Brasil.
Fotos: Portal IN e cedidas por Raiara Mendes Barros

A acreana Raiara Mendes Barros (D), que esteve entre os 18 finalistas ao prêmio, com o casal Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank e a família de Chico Mendes: a viúva Ilzamar Mendes e seus filhos Sandino Mendes e Elenira Mendes

Os artistas globais Bruno Gagliassio e Giovanna Ewbank

Raiara Baros com Darlon Neres (premiado na categoria Amazônia), Pamela Mércia (premiada na categoria Mata atlântica) e Joanata Barbosa (premiado na categoria Cerrado)

A atriz acreana Gleici Damasceno com a apresentadora Aline Midlej e o ator e ativista Bruno Gagliasso

O pianista e compositor Jonathan Ferr foi um dos convidados especiais para abrilhantar o prêmio

A rapper e escritora Preta Rara foi uma das celebridades presentes

Engajada nas causas ambientais, a atriz Arieta Correa brilhou na premiação

Sandino Mendes, Elenira Mendes e Ilzamar Mendes representaram a família do líder ambientalista

O belo cenário com lâminas de borracha nativa da floresta Amazônica, fornecidas pela designer Flávia Amadeu foi criado pelo cenógrafo Andrey Hermuche
Projeto de Preservação na Amazônia
O projeto de preservação da Reserva Extrativista Chico Mendes, liderado pelo brigadista Jone Anderson (chefe de esquadrão e gerente do fogo), deu um passo decisivo para a sua expansão. Após a publicação de uma entrevista com Anderson na primeira edição do jornal escolar Liga-T deste ano letivo, o material foi enviado à Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, e sensibilizou as autoridades, resultando na mobilização para a destinação de recursos.
**
A assessoria da Ministra entrou em contato e, a partir de um levantamento de necessidades, foi apresentada uma proposta à gestora do ASL (Paisagens Sustentáveis da Amazônia). A proposta prevê a liberação de verba significativa para a compra de equipamentos, realização de formações e fornecimento de kits para estruturar as brigadas.
Os recursos estão em fase de alocação, e o plano inicial de criar três núcleos de base comunitária na Reserva foi ampliado para cinco ou seis, visando atender mais comunidades. Jone Anderson também tem a expectativa de um novo vínculo como colaborador eventual do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o que garantirá a continuidade do apoio técnico às ações e formações.
**
O jornal que publicou a entrevista está ligado à revista escolar na qual participa a aluna Sofia Pereda, de 17 anos, que está cursando o último ano do Ensino Médio. Sofia recentemente conquistou o terceiro lugar em uma competição de redação chinesa mundial e representou a China e Portugal no Ano Novo Lunar de 2025.

O entrevistado Jone Anderson e a entrevistadora Sofia Pereda
Eurotrip

Quem circulou pelos lindos cenários da Europa foi o colunista social Gigi Hanan. Ele aproveitou os dias de férias, para fazer uma ‘eurotrip’ com amigos. No roteiro, o charme da Itália e a beleza histórica de Portugal. Com certeza trará na bagagem muitas novidades.
Kelly em Paris

A colunista social Kelly Kley está aproveitando merecidas férias em Paris. Ela troca temporariamente os eventos locais pelos encantos da Cidade Luz, recarregando as energias entre paisagens icônicas e a sofisticação da capital francesa.
Andes

A influenciadora digital Juliana Melo está de volta, após uma viagem de férias espetacular ao Peru, um destino sempre muito cobiçado. Ela fez questão de compartilhar momentos incríveis com seus seguidores, incluindo fotos deslumbrantes na icônica Laguna Humantay, ao lado do namorado Victor Nunes. O casal provou que a beleza natural e a altitude andinas são o cenário perfeito para dias inesquecíveis.
Nativa SPA Orquídea Lumiére, do Boticário, estreia na São Paulo Fashion Week

Nativa SPA, do Boticário, estreou na São Paulo Fashion Week (SPFW), o maior evento de moda do país, ao assinar a beleza da pele corporal no desfile da Normando, no dia 17 de outubro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera (SP). Com a proposta de trazer o glow como tendência e atributo fashion complementar aos looks, a submarca de cuidados corporais se faz presente na passarela por meio da luminosidade e viço natural nas peles, que ganham destaque nos shapes da nova coleção.
**
A escolha de abraçar a Normando com o patrocínio parte da sinergia entre a grife paraense e Nativa SPA, que compartilham o interesse pela brasilidade. Enquanto a marca de moda aposta em materiais da Amazônia, estampas diversas e inspirações nacionais, o Boticário se destaca por ser grande conhecedora da pele brasileira e suas necessidades. Além disso, o momento se faz ainda mais certeiro, graças aos atributos da linha lançada, Orquídea Lumière, que proporciona glow por até 10 horas, tornando as peles ainda mais desejáveis e destacadas na passarela.
**
Para quem quiser reproduzir a beleza das passarelas em casa, os produtos de Nativa SPA Orquídea Lumière estão disponíveis com valores promocionais de lançamento nas lojas do Boticário até o dia 2 de novembro.
Floratta Rose Bouquet traz tríade de Rosas Damascenas

Floratta, a marca de perfumaria feminina Top of Mind do Brasil, que celebra 30 anos e é referência em fragrâncias florais, apresenta Floratta Rose Bouquet, uma criação que traz o romantismo em sua forma mais sofisticada e inaugura um novo capítulo na história da marca, a criação de um acorde olfativo inédito que traduz o DNA de Floratta.
**
Juliette Karagueuzoglou, da IFF, é a perfumista responsável por Floratta Rose Bouquet, inspirada na icônica fragrância Floratta Rose. Partindo de uma tríade de Rosas Damascenas, a novidade apaixonante com um buquê vibrante e luminoso, ganha forma a cada nota e foi pensada como um gesto de carinho – o brilho da bergamota da Sicília, o toque suculento da pera, o coração com as diferentes facetas da rosa damascena, e o abraço confortável das madeiras e do âmbar ao final – coroada com a nova assinatura de Floratta.
**
O frasco, de design modernizado e inspirado no romantismo contemporâneo, reflete as múltiplas facetas do amor em linhas curvas e delicadas. O destaque vai para o floral gravado no vidro, que foi revisitado e criado pela artista Letícia Baechtold, e representa a união entre as flores de destaque do acorde de Floratta, a Rosa e a Gardênia. Até o dia 2 de novembro, os produtos da linha Floratta Rose Bouquet estarão com desconto de até 18%.









