Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

É amanhã: confira o que pode e o que não pode levar para a prova do CPNU 2

É amanhã: confira o que pode e o que não pode levar para a prova do CPNU 2

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Amanhã (5/10) mais de 760 mil pessoas candidatas farão as provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Para uma participação tranquila e segura, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforça as recomendações essenciais, como por exemplo, verificar o local de prova com antecedência e assim planejar melhor seu deslocamento. A pasta também reforça as regras sobre o que é permitido e o que é proibido levar aos locais de aplicação, de acordo com o edital do certame, para assegurar que o processo ocorra de forma organizada e transparente.

O CPNU 2 mobiliza uma estrutura nacional de grande porte, com 1.294 locais de aplicação em 228 cidades, abrangendo as 27 unidades da Federação.

O transporte e a distribuição de milhares de cadernos de prova e materiais de apoio, envolvem uma operação cuidadosamente planejada pelo MGI, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), além das forças de segurança dos estados. No dia das aplicações das provas, toda a dinâmica será monitorada no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) do Ministério da Justiça, localizado em Brasília (DF).

Verifique o local de prova com antecedência

Itens obrigatórios e recomendados

A apresentação de documento oficial de identificação com foto é indispensável. Serão aceitos documentos físicos (como RG, CNH, passaporte ou carteiras funcionais reconhecidas em lei) e também digitais, como o e-Título, a CNH Digital e a Identidade Digital, desde que exibidos em seus aplicativos oficiais.

Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, que será utilizada no cartão de respostas.

Embora não seja obrigatório, recomenda-se que cada a pessoa candidata leve o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível no site da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 ), para facilitar a localização da sala e agilizar os procedimentos de entrada.

Objetos proibidos

De acordo com o edital, não será permitido portar ou utilizar dentro das salas de aplicação:

Quem portar aparelhos eletrônicos ou objetos proibidos deverá guardá-los em envelope lacrado, fornecido pela organização, que só poderá ser aberto após o término da prova e da saída definitiva do local. O descumprimento das regras estabelecidas conforme o edital implicará na eliminação automática do certame.

Alimentos e bebidas

Será permitido levar alimentos de consumo rápido e bebidas, desde que estejam em embalagens transparentes, sem rótulos ou com elementos que impeçam a visualização do conteúdo. Essa regra tem como objetivo garantir segurança e padronização durante a aplicação.

Atenção aos horários

O fechamento dos portões acontecem pontualmente às 12h30 (horário de Brasília). Planeje o deslocamento com antecedência, considerando trânsito e transporte público. Chegue cedo: imprevistos não justificam atraso.

As provas para os cargos de nível superior acontecem das 13h às 18h (horário de Brasília). Já as de nível intermediário será das 13h às 16h30 (horário de Brasília).

Horários de fechamento dos portões por região

Caderno de questões e tempo de permanência

O edital determina que a pessoa candidata apenas poderá deixar a sala de aplicação após duas horas do início da prova. Além disso, as três últimas pessoas candidatas de cada sala devem deixar o local juntas, somente após entregarem todos os materiais, registrarem seus nomes em ata e assinarem o documento, garantindo a lisura e a segurança do processo.

É permitido levar o caderno apenas na última hora do período de prova, respeitando o tempo definido para cada nível.

E não esqueça: os portões serão fechados pontualmente às 12h30 (horário oficial de Brasília), sem tolerância. Quem chegar após esse horário não poderá entrar no local e será eliminado. Por isso, recomenda-se organizar o trajeto com antecedência, levando em conta possíveis imprevistos, como trânsito intenso ou atrasos no transporte público. O local de prova está informado no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), disponível na página da FGV (https://conhecimento.fgv.br/cpnu2 ).

Segurança 

Para garantir a lisura do processo, as pessoas candidatas serão submetidas a procedimentos como detecção de metais, coleta de impressão digital e exame grafológico.

O edital estabelece também regras rígidas de proteção contra fraudes, prevendo a eliminação da pessoa candidata que tente utilizar meios ilícitos para realizar a prova, portar anotações ou materiais não permitidos, comunicar-se com outros participantes durante a aplicação ou descumprir as orientações da equipe responsável.

A realização do CPNU 2 envolve, desde o início, uma operação integrada de segurança pública, articulada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) através da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, envolvendo as forças de segurança de todos os 26 estados e do Distrito Federal, além da Abin. A Força Nacional também está apoiando a realização do concurso, atuando nos estados do Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Acre.

No domingo, dois representantes da estrutura de cada estado, comandantes de todas as forças envolvidas na operação de segurança e logística e as equipes do MGI, Enap e FGV estarão reunidos o dia todo no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Brasília, para acompanhar toda a realização do CPNU 2.

Cronograma oficial

Sair da versão mobile