Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Anvisa suspende lote de glicose e medicamentos radiofármacos

Anvisa suspende lote de glicose e medicamentos radiofármacos

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de um lote do medicamento Glicose 25% Solução Injetável, fabricado pela empresa Samtec Biotecnologia Ltda. A medida, publicada nessa segunda-feira (6/10), também suspende a comercialização, a distribuição e o uso do produto.

A decisão atinge apenas o lote com validade até 31 de julho de 2026, após a Prefeitura de Joinville (SC) identificar desvio de qualidade. De acordo com o parecer técnico, o líquido apresentava material escuro espalhado, o que representa risco à segurança dos pacientes.

Falhas em fabricação de radiofármacos
Além da glicose, a Anvisa suspendeu a importação de medicamentos radiofármacos produzidos pelos Laboratórios Bacon S.A.I.C.. A medida afeta todos os lotes fabricados a partir de 26 de setembro de 2025.

Os produtos atingidos pela decisão são: Neurobac, Ciprobac, Cloreto de Estanho, Disida, MAA, Pirofosfato, Linfofast, Fitato de Sódio, DTPA, Osteobac e Sestambi, todos com a denominação Radiofarma.

Radiofármacos são utilizados na medicina nuclear para diagnóstico e tratamento de doenças. Durante inspeção realizada na empresa, a Anvisa constatou descumprimento das Boas Práticas de Fabricação para medicamentos estéreis em pó liofilizado.

Essas normas são essenciais para garantir que os medicamentos estejam livres de microrganismos como bactérias, fungos e vírus, e sua violação pode comprometer a segurança e eficácia dos tratamentos.

A agência reforçou que o cumprimento rigoroso das regras é indispensável para evitar riscos à saúde e orientou que os usuários e serviços de saúde interrompam imediatamente o uso dos produtos suspensos.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile