11 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Consumo de fast-food afeta a memória em poucos dias, indica estudo

Pesquisa mostra que uma dieta rica em gordura altera rapidamente células cerebrais ligadas à memória, mas o cérebro pode se recuperar.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/10/2025 - 16:17
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Manda no zap!CompartilharTuitar

Uma dieta rica em gordura, típica do fast-food, pode começar a prejudicar o cérebro em apenas quatro dias. A conclusão é de um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), publicado na revista Neuron em 11 de setembro, que revelou como esse tipo de alimentação afeta as células responsáveis pela memória.

Em testes com camundongos, os pesquisadores descobriram que alimentos gordurosos reduzem a capacidade do cérebro de usar glicose, sua principal fonte de energia. Essa mudança leva a uma hiperatividade anormal de um grupo específico de células cerebrais localizadas no hipocampo, conhecidas como interneurônios CCK, fundamentais para o processamento da memória.

Segundo a pesquisadora Juan Song, que liderou o estudo, os efeitos foram observados de forma surpreendentemente rápida.

“Sabíamos que a dieta e o metabolismo poderiam afetar a saúde do cérebro, mas não esperávamos que essas células fossem tão vulneráveis nem que reagissem em tão pouco tempo”, afirmou em comunicado.

Efeitos no cérebro
Nos experimentos com camundongos, bastaram quatro dias de uma dieta rica em gordura, semelhante ao padrão ocidental de consumo de fast-food, para que os interneurônios CCK se tornassem hiperativos. Essa mudança interrompeu a comunicação normal entre as células do hipocampo e resultou em prejuízos à memória.

Os cientistas também identificaram o papel da proteína PKM2, responsável por regular o uso de energia pelas células cerebrais. Quando a disponibilidade de glicose diminui, essa proteína se desregula, e os neurônios passam a gastar energia de forma ineficiente, interferindo na consolidação de novas lembranças.

Os resultados indicam que os circuitos de memória são extremamente sensíveis à alimentação. Mesmo antes de surgirem sinais de obesidade ou diabetes, o consumo frequente de comidas ultraprocessadas e ricas em gordura saturada já pode causar impacto negativo no cérebro.

Memória pode se recuperar

A boa notícia, segundo os autores, é que o cérebro tem capacidade de recuperação. Quando os níveis de glicose foram restaurados, a atividade das células voltou ao normal e os camundongos recuperaram a memória.

A equipe também observou que o jejum intermitente, prática que alterna períodos de alimentação e abstinência, ajudou a normalizar o funcionamento dos interneurônios CCK e a restaurar o equilíbrio energético do cérebro.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

“Nosso trabalho mostra como o que comemos pode afetar rapidamente a saúde cerebral e como intervenções precoces, como o jejum ou ajustes na dieta, podem proteger a memória”, explicou Song.
Segundo ela, essas estratégias podem reduzir o risco de declínio cognitivo de longo prazo, inclusive em condições associadas à obesidade e ao Alzheimer.

Os pesquisadores agora pretendem investigar se o mesmo mecanismo ocorre em humanos e se intervenções alimentares simples podem ser aplicadas para proteger o cérebro contra os efeitos dos ultraprocessados.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Próxima Notícia

TCE-AC aprova com ressalvas contas de Gladson Camelí referentes ao exercício de 2021

Mais Notícias

Imagem do satélite Sentinel-3 mostra o iceberg A23a cercado por blocos menores de gelo, indício de sua fragmentação no Atlântico Su - (crédito: Divulgação / Agência Espacial Europeia)
7º guia gazeta

Maior iceberg do mundo está prestes a entrar em colapso, afirma Nasa

11/01/2026
Victor Jucá/Divulgação
7º guia gazeta

Quem são os concorrentes de Wagner Moura no Globo de Ouro

11/01/2026
Imagem criada pelo chatgpt para ilustrar matéria
7º guia gazeta

Máquinas já ‘pensam’ como humanos? O que teste criado há 75 anos revela sobre era da inteligência artificial

10/01/2026
Foto: Reprodução/redes sociais
7º guia gazeta

Marido de Isabel Veloso faz despedida emocionante nas redes

10/01/2026
Jordana, de 29 anos e moradora de Brasília, e Paulo Augusto, natural de Anápolis (GO), de 21 anos, são dois dos participantes da Casa de Vidro do Centro- Oeste - (crédito: Divulgação / Rede Globo)
7º guia gazeta

BBB 26: veja quem são todos os participantes das casas de vidro

10/01/2026
Ranking anual do LinkedIn reúne os cargos com avanço mais acelerado no país — Foto: Freepik
7º guia gazeta

Cargo com maior crescimento previsto para 2026 paga de R$ 8 mil a R$ 30 mil; veja ranking

09/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Juan Vicent Diaz

TCE-AC aprova com ressalvas contas de Gladson Camelí referentes ao exercício de 2021

Sebrae e Governo do Estado firmam parceria para fortalecimento da cadeia do cacau no Acre

Sebrae e Governo do Estado firmam parceria para fortalecimento da cadeia do cacau no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre