28 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

28 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Vacinação contra HPV reduz taxa de câncer até entre não vacinados

Estudo de 17 anos mostra que a vacinação contra o HPV pode oferecer imunidade de rebanho na prevenção do câncer do colo do útero.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/10/2025 - 14:30
Getty Images

Getty Images

Manda no zap!CompartilharTuitar

As vacinas contra o papilomavírus humano (HPV) podem diminuir drasticamente a taxa de infecções que causam câncer de colo do útero, mesmo entre as pessoas não vacinadas. Isso é o que revela um estudo de longo prazo realizado por pesquisadores norte-americanos, publicado nesta segunda-feira (29/9) na revista JAMA Pediatrics.

De acordo com os cientistas, isso ocorre porque quando as taxas de cobertura vacinal estão em altos níveis, o vírus circula menos, protegendo indiretamente até quem não se vacinou. O efeito é chamado de imunidade de rebanho, mas não diminui a importância da vacinação ativa.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O estudo foi conduzido por pesquisadores das universidades de Cincinnati e Indiana, ambas nos Estados Unidos, e da Universidade McGill, no Canadá, em parceria com instituições médicas norte-americanas.

Eles analisaram dados de seis estudos de vigilância em Cincinnati, realizados entre 2006 — ano em que a vacina foi lançada — e 2023. A pesquisa incluiu 2.335 mulheres com idades entre 13 e 26 anos. Os cientistas focaram em participantes com risco maior para HPV por multiplicidade de parceiros sexuais ou histórico clínico de infecção sexualmente transmissível.

Como durou 17 anos, a análise verificou a eficácia de três versões da vacina: a bivalente, que protege contra as variantes 16 e 18 do HPV, os tipos mais persistentes e com mais chances de evoluir para câncer; a quadrivalente, que protege contra os tipos causadores de verrugas (6 e 11) e o 16 e 18; e a nonavalente, que protege também contra os tipos 31, 33, 45, 52 e 58.

Os dados mostraram que a taxa de infecções por HPV caiu 98,4% entre as pessoas vacinadas com o imunizante bivalente; 94,2% entre as com a tetravalente; e 75,7% para as que receberam a nonavalente. Ao todo, 82% dos participantes do estudo receberam alguma das vacinas.

Em entrevista ao portal britânico Live Science, a autora principal do artigo, Jessica Kahn, explica que, embora os números mostrem uma redução menos acentuada de infecções entre os que receberam a nonavalente, isso não significa que ela seja menos eficaz. Pelo contrário, a vacina é mais recente e a adesão ainda é lenta na população.

Menos infecções também entre não vacinados
Entre os participantes não vacinados, as infecções por HPV 16 e 18 caíram 71,6%. Quando foram analisadas também as infecções pelos tipos 6 e 11, os dados mostraram redução de 75,8%, sugerindo um índice elevado de imunidade de rebanho.

Apesar de ser uma boa notícia, a preocupação dos cientistas é com a baixa adesão ao imunizante em países mais pobres. “Ao expandir a aceitação desta vacina altamente segura e eficaz e garantir o acesso à triagem e ao tratamento, podemos alcançar uma das maiores vitórias de saúde pública do nosso tempo: a eliminação do câncer de colo do útero em todo o mundo”, afirma Jessica.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

MP-AC cobra medidas de supermercados e bares contra risco de bebidas adulteradas com metanol

Próxima Notícia

Prefeitura inaugura ponte de aço e concreto sobre o Igarapé Redenção, na Jarbas Passarinho

Mais Notícias

Advogado de modelo confirma término e agressões de Dolabella  • Instagram/Dado Dolabella
8º guia gazeta

Após nota conjunta com Dolabella, advogado de modelo confirma agressões

27/10/2025
Getty Images
8º guia gazeta

Lipedema: médico revela alimentos que ajudam no tratamento da doença

27/10/2025
Refrigerante com açúcar oferece menos risco de doença hepática gordurosa  • Virojt Changyencham/Getty Images
8º guia gazeta

Refrigerante envenenado deixa 11 intoxicados após confraternização

27/10/2025
Foto: Getty Images
8º guia gazeta

Sucos e vinhos são adulterados com produto químico proibido em todo o Brasil

26/10/2025
Foto: Getty Images
8º guia gazeta

Síndrome do coração partido: conheça a doença que simula um infarto

25/10/2025
Foto: Cavan Images/GettyImages
8º guia gazeta

Lavagem intestinal com café para emagrecer se populariza; veja os riscos

24/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Secom/Prefeitura

Prefeitura inaugura ponte de aço e concreto sobre o Igarapé Redenção, na Jarbas Passarinho

Foto: Cedida

Circo infantil anima Rio Branco com 2ª Mostra de Tecido Acrobartes nesta sexta-feira

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre