O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta terça-feira, 7, em Campinas (SP) a prorrogação do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), e a Sanasa, empresa responsável pelo abastecimento e saneamento na cidade paulista.
A parceria, iniciada em 2022, busca aprimorar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital acreana por meio da troca de experiências e do desenvolvimento de novas tecnologias, além de estimular práticas modernas de gestão pública conforme o Marco Legal do Saneamento.
Desde que reassumiu o sistema de água e esgoto em 2022, o Saerb investiu mais de R$ 200 milhões para melhorar a regularidade e qualidade do abastecimento em Rio Branco. A cooperação com Campinas prevê ações de capacitação profissional, intercâmbio de equipes e aperfeiçoamento da gestão administrativa e comercial do Saerb.
O presidente do Saerb, Enoque Pereira, destacou que o tratamento de esgoto na cidade passou de 1,5% para mais de 16% e a meta é chegar a 52% até o próximo ano. Técnicos de Rio Branco permanecerão em Campinas nos próximos dias para acompanhar projetos de setorização e implantação do sistema de água 24 horas, com foco inicial na Regional Calafate e parte alta da cidade.
Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a experiência da Sanasa, com mais de 50 anos no setor, será utilizada para orientar melhorias e aumentar a eficiência do sistema em Rio Branco. A colaboração técnica entre os dois municípios já vem rendendo resultados na estruturação de processos e na gestão operacional do Saerb.
A renovação do termo de cooperação reafirma o compromisso da gestão municipal de Rio Branco em oferecer um serviço de saneamento mais eficiente, moderno e acessível à população.