O calor volta a predominar no Acre nesta segunda-feira, 13, com temperaturas que podem chegar a 35°C e chuvas pontuais em diferentes regiões do estado, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale. A combinação de alta umidade e sol forte deve provocar pancadas isoladas, que podem ser intensas e acompanhadas de ventos fortes em alguns pontos.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo deve permanecer quente, com sol e aumento de nuvens ao longo do dia. A umidade relativa do ar mínima varia entre 45% e 55% durante a tarde, e a máxima, entre 85% e 95% nas primeiras horas da manhã. Os ventos serão fracos a calmos, soprando do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, que abrangem as regiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica sol, calor e alta probabilidade de pancadas de chuva, com índices de umidade chegando a 100% em alguns momentos do dia.
As maiores temperaturas são esperadas para Tarauacá e Feijó, onde os termômetros podem marcar até 35°C. Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas devem ficar entre 32°C e 34°C.
Veja as temperaturas previstas para outras regiões:
- Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas de 32°C a 34°C;
- Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas de 32°C a 34°C;
- Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas de 32°C a 34°C;
- Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas de 32°C a 34°C;
- Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas de 32°C a 34°C.
De acordo com Friale, as condições são típicas do período de transição para o verão amazônico, quando o calor intenso e a umidade elevada favorecem a formação de nuvens carregadas e temporais localizados.