26 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

CRM-AC abre sindicância para investigar caso de bebê declarado morto que chorou durante enterro em Rio Branco

Conselho de Medicina do Acre vai apurar possíveis falhas na Maternidade Bárbara Heliodora e reforça que o processo seguirá em sigilo, conforme normas éticas da profissão.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
26/10/2025 - 08:02
Foto: Google View

Foto: Google View

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) informou neste sábado, 25, que instaurou uma sindicância para apurar as circunstâncias do caso do bebê declarado morto e encontrado vivo durante o próprio enterro, em Rio Branco. O episódio, ocorrido na Maternidade Bárbara Heliodora, causou comoção.(Leia nota na íntegra abaixo).

Em nota oficial, o CRM-AC afirmou que acompanha o caso “com atenção” e que a apuração buscará identificar eventuais responsabilidades dos profissionais envolvidos, dentro dos parâmetros legais e éticos da medicina.

“Será instaurada sindicância para apuração dos fatos, com o objetivo de verificar as circunstâncias do ocorrido e eventuais responsabilidades, dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o exercício da medicina”, declarou o conselho.

O bebê — identificado como José Pedro — nasceu prematuro e, segundo familiares, foi declarado morto logo após o parto. Mais de 12 horas depois, já no momento do sepultamento, parentes ouviram o choro vindo do caixão e descobriram que a criança ainda estava viva. Ele foi socorrido e levado novamente à maternidade, onde segue internado em estado grave.

O caso gerou forte repercussão pública e também é alvo de investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Acre (MPAC), que solicitou esclarecimentos à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e à direção da maternidade.

O CRM-AC destacou ainda que o processo corre em sigilo processual, conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional do Conselho Federal de Medicina, e reafirmou seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida.

“O CRM-AC reafirma seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida, assegurando que todos os procedimentos necessários serão conduzidos com rigor e imparcialidade”, diz o comunicado.

Nota oficial na íntegra:

NOTA OFICIAL

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre (CRM-AC) informa que acompanha com atenção os fatos relatados pela imprensa envolvendo a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Diante da situação, o CRM-AC comunica que será instaurada sindicância para apuração dos fatos, com o objetivo de verificar as circunstâncias do ocorrido e eventuais responsabilidades, dentro dos parâmetros legais e éticos que regem o exercício da medicina.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A autarquia ressalta ainda que as sindicâncias e processos em trâmite correm em sigilo processual, conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 2.306/2022, art. 1º, §3º).

O CRM-AC reafirma seu compromisso com a ética médica e com a proteção da vida, assegurando que todos os procedimentos necessários serão conduzidos com rigor e imparcialidade.

Rio Branco, 25 de outubro de 2025
Presidência do CRM-AC

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Domingo será de calor e chuvas pontuais em todo o Acre, prevê Friale

Próxima Notícia

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil-EUA

Mais Notícias

Foto: Reprodução
6º destaque

Casos de estupro no Acre sobem 14,4% em 2025; vítimas vulneráveis concentram mais de 80% das ocorrências

26/10/2025
Foto: Tony Winston/Agência Brasília
4º destaque

Acre registra mais de 22 mil atendimentos por síndrome gripal e 2 mil casos graves de doenças respiratórias em 2025

26/10/2025
Apenas cerca de 2% dos municípios brasileiros mantêm serviço aéreo regular. — Foto: Foto: picture alliance/Joker/H. Khandani via DW
5º destaque

Acre tem o 2º pior desempenho do país em voos diretos e fica à frente apenas de Roraima

26/10/2025
Mortes violentas intencionais aumentam 28,8% em 2025, aponta MPAC
Geral

Mortes violentas intencionais aumentam 28,8% em 2025, aponta MPAC

26/10/2025
Foto: Reprodução
2º destaque

URGENTE: Homem mata esposa e comete suicídio na Vila do Incra no interior do Acre

26/10/2025
Lyon Santos/ MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família de outubro segue com pagamentos até o dia 31; veja quem recebe e valores atualizados

26/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula se reúne com Trump na Malásia e discute relações entre Brasil-EUA

Foto: Freepik

Horóscopo 2025: confira a previsão de hoje (26/10) para seu signo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre