Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Metanol descartado: Acre não tem casos suspeitos ou confirmados de intoxicação

Metanol descartado: Acre não tem casos suspeitos ou confirmados de intoxicação

Foto: Reprodução/Foto: Procon-TO

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), confirmou nesta terça-feira, 7, que o estado não registra, até o momento, nenhum caso suspeito ou confirmado de intoxicação por metanol. A informação foi divulgada após a conclusão de exames toxicológicos e avaliações clínicas de dois pacientes que estavam sob investigação.

O foco da investigação era a possível presença da substância química perigosa em amostras de pacientes internados com suspeita de intoxicação exógena (causada por agentes externos).

O exame toxicológico realizado pela Polícia Técnico-Científica do Acre não detectou a presença de metanol nas amostras coletadas da paciente de Rondônia que está internada em Rio Branco.

A paciente segue internada na Fundhacre, recebendo tratamento e acompanhamento de uma equipe multiprofissional dedicada à sua recuperação. A causa exata da intoxicação exógena segue sendo investigada e tratada, mas a hipótese de contaminação por metanol está totalmente excluída.

Em relação ao segundo caso notificado em Rio Branco, um paciente do sexo masculino, de 29 anos, o descarte do metanol foi feito com base na evolução do quadro clínico. Os exames e a observação permitiram à equipe médica descartar a hipótese de intoxicação pela substância.

O paciente demonstrou boa recuperação e já recebeu alta médica, seguindo a recuperação dos sintomas apresentados em casa.

O governo assegurou que, apesar dos descartes, todas as medidas de vigilância e acompanhamento permanecem ativas, reafirmando o compromisso com a transparência e o cuidado à saúde da população.

Sair da versão mobile