A Universidade Federal do Acre (Ufac) assinou contrato com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) para a realização do vestibular do curso de Medicina em 2026. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 6, pela pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno.
A previsão é que as provas ocorram em dois domingos de janeiro, com datas a serem definidas no cronograma oficial. O processo seletivo será aplicado nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, abrangendo tanto provas objetivas quanto redação, em formato semelhante ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entre as novidades, o exame contará com questões de História e Geografia do Acre.
“O Cebraspe é responsável por vários processos seletivos e concursos públicos em todo o país. É uma das instituições mais reconhecidas e que tem maior credibilidade em exames e vestibulares”, destacou a pró-reitora.
A Ufac deve divulgar em breve edital detalhando datas e demais regras do vestibular de Medicina 2026.
Vestibular para Medicina
O vestibular de Medicina foi definido após aprovação de uma nova resolução pelo Conselho Universitário (CONSU) em 26 de agosto, que estabeleceu novas regras para o ingresso nos cursos de graduação. Com a medida, o curso de Medicina passa a ter um vestibular próprio, mantendo o bônus regional de 15% para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Acre.
Os demais cursos bacharelados da Ufac continuarão utilizando a nota do Enem, mas com processos seletivos próprios, nos moldes já aplicados este ano na Medicina, e também com a manutenção do bônus regional.
Já os cursos de licenciatura seguirão exclusivamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), utilizando as notas do Enem, mas sem a concessão do bônus regional.