A última semana de outubro começou com chuvas intensas e clima mais ameno em várias regiões do Acre, segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale. De acordo com ele, o fenômeno é resultado da incursão de ar polar e do contato com o ar úmido vindo do oceano Atlântico, o que tem provocado instabilidade e queda nas temperaturas em grande parte do estado.
Até quarta-feira, 29, o tempo segue chuvoso, com temperaturas máximas abaixo dos 29 °C e mínimas variando entre 18 °C e 21 °C nas madrugadas, especialmente em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios do vale do rio Acre. Os ventos devem soprar predominantemente do sudeste, com variações do sul e sudoeste.
A partir de quinta-feira, 30, o cenário muda: as chuvas diminuem, o sol volta a aparecer e o calor volta a predominar, com ventos mais fracos e vindos do norte. O fim de semana, já no início de novembro, deve ter clima abafado e chuvas passageiras e pontuais em algumas áreas.
Nesta segunda-feira, 27, às 13h, Rio Branco registrava 23,1 °C, com rajadas de vento de quase 40 km/h e acumulado de 21,6 mm de chuva em menos de uma hora, conforme os dados do pesquisador.








