Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aleac aprova convocação de Pedro Pascoal para explicar caso de bebê declarado morto que chorou no enterro

Aleac aprova convocação de Pedro Pascoal para explicar caso de bebê declarado morto que chorou no enterro

Foto: Marcos Vicentti/Secom

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, 29, o requerimento que convoca o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal Zambon, e a gerente-geral da Maternidade Bárbara Heliodora, Simone Prado, para prestarem esclarecimentos sobre o caso do bebê declarado morto e que voltou a apresentar sinais vitais instantes antes de ser sepultado em Rio Branco.

A convocação foi proposta pelo deputado Adailton Cruz (PSB) e aprovada pelos parlamentares. A reunião da Comissão de Saúde e Assistência Social da Aleac está marcada para o dia 12 de novembro, às 9h, na sala das comissões.

O caso, ocorrido entre os dias 24 e 26 de outubro, ganhou grande repercussão no Acre e em todo o país. O bebê José Pedro, nascido prematuro de cinco meses, foi declarado morto na noite de sexta-feira, 24, na Maternidade Bárbara Heliodora. Cerca de 13 horas depois, durante o velório no cemitério Morada da Paz, familiares perceberam que ele ainda respirava. A criança foi levada de volta à unidade de saúde, mas não resistiu e morreu no domingo, 26.

A família, natural de Pauini (AM), havia vindo a Rio Branco devido à proximidade entre os municípios e acionou a Polícia Civil para investigar possível negligência médica.

Com a aprovação do requerimento, tanto o secretário Pedro Pascoal quanto a gerente Simone Prado deverão comparecer à Aleac para detalhar os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e esclarecer as medidas que vêm sendo tomadas após o caso.

Sair da versão mobile