O Acre terá dias de calor intenso com pouca chuva até quarta-feira, 22, e mudança no padrão do tempo a partir de quinta-feira, 23, com calor abafado, alta umidade e precipitações que podem ser fortes em algumas regiões, segundo previsão divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale.
Nesta segunda-feira, 20, a mínima registrada foi de 18,9ºC em Epitaciolândia e 20ºC no aeroporto de Rio Branco, resultado da fraca onda polar que atingiu o estado no último domingo.
Até quarta-feira, a sucessiva incursão de ar mais seco manterá o tempo com muito sol e baixa umidade, com poucas chuvas previstas, que serão passageiras e pontuais principalmente no leste e sul do estado, incluindo as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Já no centro do estado e no vale do Juruá, a maior umidade pode favorecer chuvas com mais frequência e intensidade.
As temperaturas máximas à tarde variam entre 34ºC e 38ºC no vale do rio Acre e entre 32ºC e 35ºC no vale do Juruá. As mínimas ao amanhecer ficarão entre 20ºC e 22ºC. Os ventos sopram do sudeste, fracos a calmos.
A partir de quinta-feira, 23, a entrada de uma massa de ar úmida, vinda do oceano Atlântico, deve deixar o calor mais abafado, com sensação térmica elevada, e provocar chuvas pontuais, que em algumas localidades podem ser fortes, com raios e ventanias.
As temperaturas máximas devem diminuir, mas a sensação de desconforto aumenta devido à umidade, e as mínimas ao amanhecer variam entre 22ºC e 24ºC. Os ventos mudam de direção, soprando do norte com rajadas moderadas eventuais, variando também para noroeste e nordeste.
Após as chuvas, a temperatura deve ficar mais amena, proporcionando alívio do calor intenso sentido nos primeiros dias da semana.