Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Homem é condenado a mais de 67 anos de prisão por feminicídio de peruana e tentativa de homicídio do filho

Homem é condenado a mais de 67 anos de prisão por feminicídio de peruana e tentativa de homicídio do filho

Foto: Arquivo/TJ-AC

Emerson Silva dos Santos foi condenado a 67 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado pelos crimes de feminicídio triplamente qualificado contra a peruana Noemi Montes e tentativa de homicídio qualificado contra o próprio filho, de apenas dois anos de idade. A decisão foi do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco, que acolheu integralmente a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Acre (MPAC).

O crime aconteceu no dia 27 de outubro de 2023, na Aldeia Salão do Ximbuiaco, em Puerto Esperanza, região de Ucayali, no Peru, a cerca de três horas de Santa Rosa do Purus. De acordo com as investigações, após uma discussão motivada pelo consumo de álcool, Emerson efetuou um disparo de espingarda contra sua companheira, que estava deitada em uma rede com o filho pequeno.

O tiro causou a morte imediata da mulher e também atingiu a criança, que sobreviveu após atendimento médico. Após o crime, o acusado atravessou a fronteira para o Brasil e buscou refúgio na cidade de Santa Rosa do Purus, no Acre. Dias depois, foi localizado na casa de familiares e preso.

Embora o assassinato tenha ocorrido em território peruano, a legislação penal brasileira prevê que brasileiros que cometam crimes no exterior podem ser julgados no país caso retornem ao território nacional, como ocorreu neste caso.

O promotor de Justiça Carlos Pescador atuou no julgamento, que resultou na pena de mais de 67 anos de prisão pelo feminicídio e pela tentativa de homicídio contra a criança.

Sair da versão mobile