A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) será aplicada neste domingo, 5, em todo o país, com 4.101 candidatos inscritos no Acre. As provas ocorrerão em duas cidades — Rio Branco e Cruzeiro do Sul —, com o maior número de participantes concentrado na capital, que reunirá 2.207 concorrentes.
Coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo uma delas destinada especificamente ao Acre — para o cargo de engenheiro agrônomo no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
No estado acreano, as mulheres representam 59,5% dos inscritos, com 2.440 participantes, enquanto 1.661 homens (40,5%) também confirmaram presença. O bloco mais concorrido é o de Administração, com 1.052 candidatos.
O concurso adota políticas afirmativas e de inclusão. No Acre, foram registradas 1.060 pessoas negras, 60 indígenas, 11 quilombolas e 238 pessoas com deficiência entre os inscritos.
As provas serão aplicadas simultaneamente em todo o país, das 13h às 18h (horário de Brasília) para nível superior e das 13h às 16h30 para nível intermediário. No Acre, com fuso horário duas horas atrás, os portões fecharão às 10h30 (horário local).
Os cartões de confirmação podem ser acessados no site conhecimento.fgv.br/cpnu2, e os candidatos devem apresentar documento de identificação oficial com foto, físico ou digital.
A lista de classificados para a segunda fase será divulgada em 12 de novembro, e a prova discursiva está prevista para 7 de dezembro. O resultado final sairá em 20 de fevereiro, com chamadas de confirmação de interesse até 16 de março.