Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Aos 9 anos, menina do Acre escreve cartas para si mesma e guarda em caixa que só abrirá aos 15

Aos 9 anos, menina do Acre escreve cartas para si mesma e guarda em caixa que só abrirá aos 15

Sara Rodrigues Crispim criou sua própria “cápsula do tempo” com cartinhas, lembranças e sonhos para o futuro - Foto: Arquivo pessoal

“Meu vestido é bonito? Caiu mesmo neve na hora da valsa? A festa teve tudo o que eu sonhei? Eu já tenho um crush?” As perguntas escritas por Sara Rodrigues Crispim, de 9 anos, filha dos servidores públicos Inayara Rodrigues e Rutembergue Crispim, moradora de Rio Branco e estudante do 4º ano, estão guardadas em uma caixinha decorada por ela mesma – um “tesouro” que só será aberto no dia em que completar 15 anos.

Neste Dia das Crianças, A GAZETA conta a história de Sara, que criou sua própria “cápsula do tempo” inspirada em um vídeo da internet. A ideia surgiu quando ela assistiu a uma adolescente abrindo uma caixa feita por ela no passado.

“Eu achei interessante e quis fazer também. Aí escrevi várias cartinhas para mim mesma, para responder quando eu fizer 15 anos”, conta Sara, com o brilho curioso de quem já imagina o reencontro com a menina que é hoje.

Dentro da caixa, além das cartinhas, há um chaveiro e o perfume preferido da menina, borrifado ali como um jeito de “guardar” também o cheiro da infância. “Ninguém me ajudou a fazer, eu mesma pensei nas perguntas e arrumei tudo”, ela faz questão de dizer.

Aos 9 anos, menina do Acre escreve cartas para si mesma e guarda em caixa que só abrirá aos 15
Quando abrir a caixa, a Sara de 15 anos vai descobrir o que a Sara de 9 quis guardar – Foto: Arquivo pessoal

Sara confessa que fica ansiosa só de pensar no dia em que abrirá o pequeno baú de lembranças. “Eu penso que quando eu abrir a caixa eu já vou estar no meu aniversário de 15 anos, então eu fico ansiosa”, diz, imaginando o momento que tanto sonha: “Eu vou chegar na festa com meus pais, vai ter DJ e, na hora da valsa, vai cair neve”, descreve.

Quando perguntada sobre o que diria para a Sara do futuro, ela diz: “Eu ia dizer pra ela que a festa que ela tanto sonhou está sendo realizada e é pra ela curtir muito a festa e pra ela não desistir do sonho de ser a maior empresária do mundo”, afirma.

Aos 9 anos, menina do Acre escreve cartas para si mesma e guarda em caixa que só abrirá aos 15
Sara durante Feira das Profissionais na escola, vestida de empresária – Foto: Arquivo pessoal

A mãe da pequena, a servidora pública Inayara Rodrigues, conta que se surpreendeu com a iniciativa da filha. “Esse gesto da caixa é fantástico, porque nessa idade é difícil demais pensar a médio ou longo prazo, e com seu jeito criança de ser, com 8 anos ela já conseguia pensar na Sara com 15 anos. Ela já consegue vislumbrar o futuro”, afirma.

Inayara diz que os sonhos de Sara são cada vez mais claros. “No meio dos sonhos e brincadeiras, vamos percebendo as suas habilidades, aquilo que ela se identifica, e essa história de ser empresária já faz um tempinho. Ela fala que será uma empresária do ramo dos cosméticos e a marca será conhecida mundialmente”, conta, sorrindo. “Inclusive, em uma Feira das Profissões na escola, ano passado, ela foi vestida de empresária.”

Sobre os preparativos para a tão sonhada festa de 15 anos, Inayara revela que, por enquanto, tudo está apenas nos planos da filha. “Os preparativos, por enquanto, só na cabeça da futura debutante”, brinca.

Sair da versão mobile