Estudantes acreanos que cursam medicina no exterior devem ser autorizados realizar o internato nos hospitais da Rede Estadual de Saúde do Acre. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do deputado Pablo Bregense (PSD), aprovado nesta quarta-feira, 15, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
“É um sonho que se arrasta por muito tempo. São pais e mães que há anos pedem uma medida como essa. Muitos desses jovens estudam na Bolívia, no Paraguai e em outros países, e agora terão a oportunidade de concluir sua formação aqui, perto de suas famílias”, destacou o parlamentar.
Segundo Pablo, a iniciativa busca corrigir uma “injustiça” enfrentada por dezenas de estudantes acreanos que, além das dificuldades financeiras e de adaptação em outros países, muitas vezes trabalham em condições precárias para conseguir se formar.
“São jovens aguerridos, sérios e competentes, que merecem essa chance. Eu mesmo pude acompanhar o trabalho deles nas missões de saúde que realizamos no Rio Iaco e na zona rural de Sena Madureira. Agora, com esse projeto, eles terão reconhecimento e oportunidade”, acrescentou.
O deputado afirmou ainda que conta com o apoio dos demais parlamentares para a aprovação da proposta em plenário. “A lei passou pela CCJ e tenho certeza de que todos os deputados darão seu voto favorável. Esse é um compromisso que assumi com os estudantes e com seus familiares”, reforçou.