Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Projeto que permite internato de estudantes de medicina no exterior em hospitais do Acre passa na CCJ da Aleac

Projeto que permite internato de estudantes de medicina no exterior em hospitais do Acre passa na CCJ da Aleac

Foto: Sérgio Vale

Estudantes acreanos que cursam medicina no exterior devem ser autorizados realizar o internato nos hospitais da Rede Estadual de Saúde do Acre. A medida está prevista no Projeto de Lei nº 49/2025, de autoria do deputado Pablo Bregense (PSD), aprovado nesta quarta-feira, 15, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

“É um sonho que se arrasta por muito tempo. São pais e mães que há anos pedem uma medida como essa. Muitos desses jovens estudam na Bolívia, no Paraguai e em outros países, e agora terão a oportunidade de concluir sua formação aqui, perto de suas famílias”, destacou o parlamentar.

Segundo Pablo, a iniciativa busca corrigir uma “injustiça” enfrentada por dezenas de estudantes acreanos que, além das dificuldades financeiras e de adaptação em outros países, muitas vezes trabalham em condições precárias para conseguir se formar.

“São jovens aguerridos, sérios e competentes, que merecem essa chance. Eu mesmo pude acompanhar o trabalho deles nas missões de saúde que realizamos no Rio Iaco e na zona rural de Sena Madureira. Agora, com esse projeto, eles terão reconhecimento e oportunidade”, acrescentou.

O deputado afirmou ainda que conta com o apoio dos demais parlamentares para a aprovação da proposta em plenário. “A lei passou pela CCJ e tenho certeza de que todos os deputados darão seu voto favorável. Esse é um compromisso que assumi com os estudantes e com seus familiares”, reforçou.

Sair da versão mobile