Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Buraco em calçada que ‘engoliu’ jovem em Manaus foi causado por vazamento de esgoto, dizem moradores

Buraco em calçada que 'engoliu' jovem em Manaus foi causado por vazamento de esgoto, dizem moradores

Calçada cede e homem que andava por ela afunda em imenso buraco em rua de Manaus - Foto: Reprodução

O buraco que se abriu em uma calçada na Zona Oeste de Manaus e ‘engoliu’ um jovem que passava no local, na quinta-feira (9), foi provocado por um vazamento de esgoto em uma casa próxima, segundo moradores da região.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o acidente acontece.

À Rede Amazônica, moradores da rua Paraguaçu, no bairro Vila da Prata, relataram que uma caixa de esgoto estava vazando e acabou encharcando o solo. Com o acúmulo de água, o barro cedeu e abriu o buraco no momento em que estudantes saíam de uma escola da região.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que equipes estão substituindo a antiga tubulação por manilhas mais modernas e resistentes para garantir a eficiência do sistema de drenagem. O órgão também informou que uma ligação clandestina de esgoto foi identificada.

“Durante a vistoria técnica, foi identificada uma ligação clandestina de esgoto conectada de forma irregular à galeria de drenagem, estrutura destinada apenas ao escoamento de águas pluviais. O contato com resíduos orgânicos acelera a decomposição dos tubos, comprometendo o sistema e provocando erosões como a registrada no local”, diz trecho da nota.

A concessionária Águas de Manaus desmentiu a versão dada pelos moradores e informou que não há rede de esgoto no local onde ocorreu o acidente.

“A empresa reforça que não há relação do sinistro com nenhum serviço da concessionária”, conclui a nota.

O acidente
As imagens do acidente mostram o pedestre caminhando pela calçada quando o chão desaba de repente. Ele desaparece no buraco, enquanto dois motociclistas que passavam pelo local param para ajudar.

Segundo a Prefeitura de Manaus, o pedestre sofreu apenas arranhões nos braços e passa bem.

A Polícia Militar informou que foi acionada após o incidente, mas, quando os agentes chegaram, o homem já havia sido retirado do local. A área foi isolada para evitar novos acidentes.

Por: G1

Sair da versão mobile