Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Marina celebra redução do desmatamento: “Ciência para alcançar”

Marina celebra redução do desmatamento: “Ciência para alcançar”

Foto: Diogo Zacarias/MF

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comemorou os dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), divulgados nesta quinta-feira (30/10), que apontam uma redução nas taxas do desmatamento na Amazônia Legal e no Cerrado.

Em entrevista a jornalistas após a divulgação dos dados, a ministra afirmou que trata-se de uma “celebração parcial” e que é preciso seguir o ritmo de queda nos próximos anos. Ela ressaltou que o cenário atual é resultado da intensificação dos trabalhos de fiscalização, aliada à aplicação de metódos científicos na formulação de políticas públicas.

“Eu sempre ouço algumas pessoas dizerem que o Ministério do Meio Ambiente é um ministério ideológico. Pode ter certeza: nunca teve tanta ciência para poder alcançar esses resultados”, frisou a ministra.

Dados do Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que mede o índice de desmatamento em biomas brasileiros apontam uma queda de 11,08% no desmatamento na Amazônia Legal entre 2024 e 2025. No período, foram 5.796 km² de supressão de vegetação nativa.

Já no Cerrado, a redução foi de 11,49%, com 7.235,27 km² de área desmatada. Foi a segunda queda consecutiva após cinco anos de alta.

O Brasil tem a meta de zerar o desmatamento até 2030.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile