O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta sexta-feira (24/10) quatro milhões de beneficiários para realizar a prova de vida. O comunicado foi emitido pelo aplicativo meu INSS.
Os segurados têm 30 dias a partir desta sexta para realizar o procedimento de comprovação de vida e evitar o bloqueio do pagamento. Todos os benefícios ativos de “longa duração”(como aposentadorias, pensões e o auxílio) no INSS precisam ser validados anualmente pela prova de vida .
O procedimento é fundamental para prevenir gastos e fazer o pagamento de forma correta, uma vez que, com o novo modelo automático da prova de vida, o instituto confere a existência da pessoa cruzando dados disponibilizados pelo governo federal.
O modelo automático validou mais de 30 milhões de pessoas, o que significa que a grande maioria está regulada e não deve se preocupar. A outra parte que foi notificada deve enviar o comprovante pelo site ou pelo aplicativo.
Como regularizar a prova de vida caso o beneficiário seja notificado?
O beneficiário notificado deve acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer o login e seguir siga as instruções para o reconhecimento facial, se for necessário
Em alguns bancos, é possível realizar on-line, diretamente pelo aplicativo ou site do banco.
Se for da preferência do beneficiário, ele pode comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com foto.
Evite fraudes
O INSS ainda alerta que não realiza contatos diretos para solicitar a prova de vida, como pelo telefone, aplicativos de mensagens, SMS ou email para pedir que o benefício seja feito ou para ameaçar o bloqueio do benefício.
Então, é muito importante que o beneficiário duvide da mensagem e jamais compartilhe dados pessoais. Situações similares como esta são tentativa de golpe.
Por: Metrópoles






