O campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul (CZS), está em festa. O estudante de Ciências Biológicas, Lucas Silva dos Santos, membro do laboratório de Etnoecologia, Conservação da Natureza e Ensino (Etnolab), foi selecionado para o prestigiado Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL), edição 2025/2026, promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A conquista garante a Lucas um estágio de 45 dias na renomada Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Piracicaba (SP), oferecendo uma oportunidade de imersão e experiência científica de alto nível. O PAPL é conhecido por identificar e incentivar talentos da graduação com forte vocação para a carreira científica, proporcionando-lhes a chance de estagiar em laboratórios coordenados por membros titulares da ABC.
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Lucas é um estudante dedicado e exemplo de superação.
O professor Igor Soares de Oliveira, seu orientador, destacou a importância da aprovação não apenas para o aluno, mas para todo o campus Floresta, localizado em uma região com desafios socioeconômicos.
“Mesmo fazendo parte do quadro de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, [Lucas] demonstra seu talento, resiliência e força de vontade para mudar sua condição por meio dos estudos. É um exemplo para toda a comunidade da Ufac”, afirmou o professor Igor.
A ida do estudante para a USP, um dos principais centros de pesquisa do país, reforça o potencial e a qualidade da pesquisa desenvolvida na Ufac/campus Floresta e serve de inspiração para outros jovens da região que almejam seguir a trajetória científica.