O impacto sombrio da pandemia de Covid-19 sobre a saúde mental da população brasileira foi o foco de uma pesquisa de destaque nacional. O estudante Marcos Vinícius de Oliveira Andrade, concluinte do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Economia, recebeu Menção Honrosa no prestigioso 31º Prêmio Brasil de Economia, na categoria Monografia de Graduação.
O reconhecimento foi concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon), em outubro, durante o 26º Congresso Brasileiro de Economia (CBE), realizado na Porto Alegre (RS). O trabalho do acadêmico da Ufac foi classificado entre as cinco melhores monografias do país.
“Um Grito de Socorro”
Intitulada “Um Grito de Socorro: O Impacto da Pandemia de Covid-19 nos Índices de Suicídios no Brasil e Regiões — Uma Análise a Partir do Modelo Estrutural Bayesiano de Séries Temporais”, a monografia orientada pelo professor Rubicleis Gomes da Silva mergulhou nos dados para quantificar a relação entre a crise sanitária e o aumento dos índices de suicídio no Brasil.
O estudo utilizou métodos quantitativos avançados, como o Modelo Estrutural Bayesiano de Séries Temporais, para desvendar tendências e variações regionais preocupantes, oferecendo um diagnóstico técnico sobre os reflexos psicológicos e sociais da pandemia.
Vitória para a Economia da Ufac
Para o professor Rubicleis Gomes da Silva, orientador do trabalho, a Menção Honrosa transcende o mérito individual do estudante. “Mesmo com as inúmeras dificuldades enfrentadas no ensino de Economia, o reconhecimento nacional personifica um trabalho coletivo dos docentes,” afirmou.
O professor destacou ainda a relevância do curso de Economia da Ufac no cenário acadêmico e profissional. “Hoje somos um dos cursos com maior nível de empregabilidade da Ufac, além de sermos um dos com maior inserção em programas de pós-graduação; uma vitória para o ensino superior público e de qualidade’, disse.
O Prêmio Brasil de Economia é uma das iniciativas mais tradicionais do Cofecon para incentivar a produção acadêmica de excelência na área. A premiação ocorreu no contexto do 26º Congresso Brasileiro de Economia, que reuniu mais de 500 participantes, incluindo economistas, pesquisadores e estudantes, sob o tema “Desenvolvimento Sustentável: Reconstrução, Desafios e Oportunidades”.