O Acre recebe neste domingo, 26, a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), popularmente chamada de “Enem dos Professores”. A avaliação será aplicada em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Sena Madureira, reunindo 5.988 inscritos, entre estudantes de licenciatura, professores em exercício e candidatos interessados em ingressar na rede pública de ensino.
A prova tem início às 11h30, no horário do Acre. Os portões já foram aberto às 10 horas, e fecharão às 11 horas; as provas seguem até às 17 horas.
O exame é dividido em duas etapas: a primeira aborda conteúdos gerais de formação docente e a segunda concentra-se em conhecimentos específicos da área de licenciatura do candidato.
Além de medir competências acadêmicas, a PND também coleta informações sobre o perfil dos participantes e suas percepções sobre o teste, fornecendo dados importantes para a melhoria dos cursos de formação docente. A avaliação pode ainda ser utilizada como critério complementar em concursos públicos de estados e municípios participantes.
O gabarito preliminar será divulgado no dia 28 de outubro, e o resultado final está previsto para 10 de dezembro. A iniciativa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) e do Inep, com o objetivo de fortalecer a formação de professores e valorizar a carreira docente.