O Acre deve ter um fim de semana de tempo quente, com o predomínio de sol e nuvens em todo o estado. As temperaturas devem permanecer altas até o domingo, 12.
Entretanto, o tempo deve mudar drasticamente a partir da próxima segunda-feira, 13, com a previsão de chuvas fortes e temporais. É o que diz o meteorologista Davi Friale.
De acordo com Friale, não há condições atmosféricas favoráveis para chuvas intensas neste fim de semana. Poderá chover rapidamente em pontos isolados, especialmente no Vale do Juruá, mas o tempo seco e quente deve dominar.
As temperaturas máximas, registradas geralmente à tarde, deverão oscilar entre 34ºC e 37ºC em todos os municípios acreanos. Já as temperaturas mínimas, sentidas ao nascer do sol, variarão entre 21ºC e 24ºC.
Os ventos, de modo geral, soprarão fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominando das direções norte, noroeste e nordeste.
Qualidade do ar
Apesar da quentura e o tempo seco, Friale destaca uma mudança na qualidade do ar em Rio Branco. Segundo o meteorologista, a fumaça que paira sobre a capital começará a se deslocar para a Bolívia, onde os focos de incêndio têm sido intensos.
Com isso, a expectativa é que a qualidade do ar na capital acreana comece a melhorar a partir do domingo.
Fortes chuvas
A previsão para a segunda-feira, 13, é de uma mudança significativa no clima. Friale alerta que as condições atmosféricas estarão favoráveis para a ocorrência de chuvas fortes, inclusive com a possibilidade de temporais, atingindo a maior parte do estado.