Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre não registra casos de intoxicação por metanol, afirma Saúde

Acre não registra casos de intoxicação por metanol, afirma Saúde

bebidas alcóolicas álcool garrafas bar drinks — Foto: Pexels

O Acre segue sem registros de intoxicação por metanol, substância que provocou casos graves em São Paulo e Pernambuco. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) informou, no início da tarde desta sexta-feira, 3, que não foram identificadas bebidas adulteradas no comércio local nem internações relacionadas ao consumo de álcool contaminado. As equipes da Vigilância Sanitária Estadual e municipais permanecem em alerta para agir de forma imediata diante de eventuais suspeitas (leia a nota na íntegra abaixo).

A preocupação se estende também à área de defesa do consumidor. O Procon do Acre iniciou uma força-tarefa para fiscalizar e orientar o comércio após a repercussão nacional dos casos. De acordo com a presidente em exercício do órgão, Camila Lima, desde segunda-feira, 29, fiscais estão em campo para monitorar possíveis adulterações e repassar orientações à população.

“Já iniciamos o monitoramento do caso. Desde segunda-feira, nossos fiscais estão trabalhando nesse sentido. Estamos trabalhando também com a divulgação de orientações para que os consumidores consigam identificar a originalidade das bebidas no ato da compra”, afirmou.

O Ministério Público do Acre (MPAC) também já se posicionou: a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor instaurou notícia de fato e notificou supermercados, bares e restaurantes de Rio Branco para que, no prazo de dez dias, informem suas rotinas de aquisição, recebimento e armazenamento de bebidas, além das medidas adotadas em situações de suspeita de adulteração.

A mobilização local acompanha o cenário nacional. O Ministério da Saúde instalou, nesta quarta-feira, 1º, uma Sala de Situação para monitorar os casos de intoxicação por metanol e coordenar medidas de enfrentamento. Até agora, 43 notificações foram registradas no Brasil — a maioria em São Paulo, onde houve uma morte confirmada e outras cinco em investigação. Em Pernambuco, quatro casos são analisados, com duas mortes suspeitas.

Nota da Sesacre na íntegra

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio da Vigilância Sanitária Estadual, informa que está acompanhando de forma ativa as ocorrências de intoxicação por metanol registradas em outros estados do país.

No Acre, até o momento, não foram identificadas adulterações em bebidas comercializadas, bem como não há registro de internações por intoxicação relacionadas ao consumo de álcool contaminado.

O Ministério da Saúde já emitiu nota técnica orientando sobre as condutas a serem adotadas pelos serviços de saúde nesses casos. Todas as equipes estaduais encontram-se em alerta – bem como em contato com as equipes municipais, prontas para atuar de forma imediata caso seja identificado algum caso suspeito.

A Sesacre reforça a importância de que a população consuma apenas bebidas de procedência confiável e devidamente registradas.

Ana Cristina Moraes
Secretária de Estado de Saúde em Exercício

Sair da versão mobile