19 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre oferece inserção de DIU a adolescentes para prevenção da gravidez precoce e promoção da saúde

Durante a ação também foram aplicadas vacinas contra o HPV e atualizadas as vacinas do calendário regular.

Assessoria por Assessoria
17/10/2025 - 11:12
Programa tem como objetivo promover o cuidado integral a adolescentes. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Programa tem como objetivo promover o cuidado integral a adolescentes. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Manda no zap!CompartilharTuitar

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), realizou nesta quinta-feira, 16, na Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Alves Bezerra Neto, no bairro Cidade do Povo, a inserção do DIU hormonal Mirena em 16 adolescentes, como parte das ações do programa “Adolescência primeiro, gravidez depois”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Desenvolvido para fortalecer as políticas públicas de saúde sexual e reprodutiva voltadas a adolescentes, com foco na prevenção da gravidez precoce e na ampliação do acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes, o programa tem como objetivo promover o cuidado integral a adolescentes, por meio de atividades educativas, acolhimento e acompanhamento especializado, estimulando o protagonismo juvenil e o planejamento do futuro.

“O projeto é uma iniciativa estadual em parceria com as secretarias municipais de saúde, com o objetivo de reduzir a gravidez não intencional na adolescência em nosso estado. A ação oferece os melhores métodos contraceptivos disponíveis, como o DIU hormonal Mirena, que está sendo inserido nesta ação na Cidade do Povo, e o implante subdérmico Implanon”, destacou Luciana Freire, coordenadora estadual de Saúde do Adolescente e do Jovem.

Acre oferece inserção de DIU a adolescentes para prevenção da gravidez precoce e promoção da saúde
Ações fazem do programa “Adolescência primeiro, gravidez depois”. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A coordenadora reforça, ainda, que prevenir a gravidez na adolescência é também reduzir a vulnerabilidade social das nossas adolescentes. “Uma gestação não planejada pode impactar diretamente o percurso de vida dessas jovens, enquanto o planejamento permite que elas sonhem e realizem grandes conquistas. É importante ressaltar que o Acre é o primeiro estado da Região Norte a oferecer esse método contraceptivo para adolescentes e o terceiro do país, tornando-se referência para o Ministério da Saúde”.

Durante a ação também foram aplicadas vacinas contra o HPV e atualizadas as vacinas do calendário regular. O objetivo principal é fortalecer a saúde das adolescentes, reduzir a mortalidade materna e neonatal e combater a gravidez na adolescência no Acre. Além de orientar as jovens, a iniciativa inclui visitas às escolas e oferece atendimento a qualquer adolescente que deseje a inserção do DIU.

“Todas as adolescentes interessadas em colocar o DIU podem procurar qualquer unidade de saúde do município. As inserções são realizadas semanalmente. Primeiro a paciente passa por um atendimento com a equipe de enfermagem da unidade de saúde, realiza todos os exames necessários e, em seguida, é encaminhada para realizar a inserção do DIU”, explicou a chefe da Divisão de Saúde do Adolescente da Semsa, Kathyelly Cordeiro.

Acre oferece inserção de DIU a adolescentes para prevenção da gravidez precoce e promoção da saúde
DIU é um método contraceptivo de longa duração. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O DIU Mirena é um método contraceptivo de longa duração, que hoje pode permanecer ativo por até oito anos, oferecendo uma forma eficaz de prevenção da gravidez. A disponibilidade desse método para adolescentes é fundamental, especialmente em localidades onde os índices de gravidez na adolescência ainda são altos.

“O DIU Mirena é importante para prevenir a gravidez na adolescência e dar às meninas a oportunidade de planejar a vida. Nosso objetivo aqui é ajudá-las a ter uma adolescência saudável, pensar no futuro e construir um destino diferente do que poderia ocorrer nos próximos anos”, afirma a médica da USF Manoel Alves Bezerra Neto, Camila de Souza Farias.

A adolescente de 18 anos, Débora da Silva, contou que soube da ação de inserção do DIU Mirena por meio de uma amiga, que a incentivou a participar. “Eu já queria colocar o DIU há algum tempo e, sabendo que aqui na unidade era possível, decidi vir hoje. O atendimento foi maravilhoso. Minha expectativa agora é conseguir prevenir uma nova gravidez, já que eu já tenho um filho e quero planejar o futuro”, afirmou.

A estudante Endy Cristinne Bezerra, também de 18 anos, decidiu colocar junto com duas primas. “O procedimento é bem rápido, durou apenas alguns minutos, e as profissionais foram supercuidadosas. Senti apenas uma fisgada, que é normal. Decidi colocar o DIU porque é um dos métodos mais eficazes e seguros para prevenir a gravidez”, concluiu.

Por: Agência de Notícias do Acre 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Michelle se manifesta sobre foto de Lula com Messias e evangélicos

Próxima Notícia

O Dia D de Ohana Aiache e Sam Monteiro em Pipa

Mais Notícias

Edital da Ufac abre inscrições para brinquedoteca no campus de Rio Branco, com vagas para crianças de 3 a 10 anos (Foto: Divulgação)
Geral

Inscrições para o vestibular de Medicina da Ufac começam na próxima semana; confira

18/10/2025
Foto: Divulgação
Geral

Jovem acreano conquista Ouro no Atletismo nos Jogos Escolares Brasileiros

18/10/2025
Foto: Diego Silva/Agência de Notícias
Geral

Governo do Acre e iniciativa privada inauguram primeira beneficiadora de Café de Cruzeiro do Sul

18/10/2025
Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
5º destaque

Quase metade da população adulta do Acre está inadimplente, aponta ranking nacional

18/10/2025
Nova estrutura da UTI. Foto: Diego Silva/Secom
Geral

Governo do Acre instala oito novos leitos de UTI no Hospital do Juruá e fortalece saúde no interior

18/10/2025
Foto: Val Fernandes
Geral

Prefeitura de Rio Branco encerra 2ª edição do TechJovem com foco na inteligência artificial

18/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
O Dia D de Ohana Aiache e Sam Monteiro em Pipa

O Dia D de Ohana Aiache e Sam Monteiro em Pipa

Foto: Reprodução

Homem é morto a tiros e golpes de terçado pelo sogro no interior do Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre