Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre recebe antídoto contra intoxicação por bebidas adulteradas

Acre recebe antídoto contra intoxicação por bebidas adulteradas

Foto: Pulo Pinto/Agência Brasil

O Acre recebeu nesta sexta-feira, 10, 16 unidades do antídoto fomepizol, fornecidas pelo Ministério da Saúde, destinadas ao tratamento de intoxicações por metanol associadas ao consumo de bebidas adulteradas. Inicialmente, a informação era de que o estado acreano receberia 30 unidades.

Segundo o Ministério da Saúde, a quantidade enviada a cada estado levou em consideração a população registrada pelo último Censo do IBGE, garantindo distribuição equânime e resposta rápida a emergências toxicológicas.

“A entrega prioritária ao Acre se deve à posição geográfica do estado, que faz fronteira com países onde há histórico de circulação de bebidas adulteradas, além da dificuldade logística para o rápido acesso a tratamentos especializados. Dessa forma, a disponibilização do fomepizol representa um avanço significativo na capacidade de resposta das unidades de saúde locais, especialmente em situações de emergência toxicológica”, explicou Marcelo Xavier, chefe do departamento de assistência farmacêutica.

O fomepizol é considerado a primeira escolha no tratamento de intoxicações por metanol e etilenoglicol, atuando com eficácia ao impedir que o metanol seja metabolizado em ácido fórmico, prevenindo a acidose metabólica. O medicamento oferece maior segurança aos pacientes, menor necessidade de monitoramento intensivo e menos efeitos colaterais em comparação ao etanol farmacêutico, que permanece como alternativa terapêutica válida.

Embora o Acre ainda não tenha registrado casos de intoxicação por metanol, a Sesacre mantém atenção constante por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

“O recebimento dessas unidades do antídoto fomepizol representa um avanço importante na segurança da nossa população. É uma medida estratégica que reforça nossa capacidade de resposta diante de casos de intoxicação por metanol. Seguimos atentos e preparados para garantir atendimento rápido e eficaz, protegendo a saúde de todos os acreanos”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal.

Sair da versão mobile